– A figura abaixo, representa-se um ímã permanente em forma de barra, onde estão indicados seus polos. Se o ímã for dividido em três partes A, B e C, pode-se então afirmar que: a) a parte “A” terá dois polos sul, pois sua extremidade direita está muito próxima do polo sul original. b) a parte “B” terá dois polos Sul, pois as suas duas extremidades estão muito próximas do polo sul do imã original. c) a parte “C” terá somente o polo Norte à direita, pois a sua extremidade esquerda está muito distante do polo Norte do imã original. d) a parte “B” não terá polos, pois as suas extremidades estão distantes dos polos do imã original. e) cada uma das partes constituirá um imã independente com dois polos opostos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E.
Explicação:
Os polos magnéticos são indivisíveis, por mais que ímãs sejam divididos ou quebrados em pequenas partes, o material se reorganiza e os polos magnéticos são mantidos.
A alternativa correta é a letra e) cada uma das partes constituirá um imã independente com dois polos opostos.
Vamos aos dados/resoluções:
Alguns fenômenos magnéticos existem tanto em imãs naturais como artificiais, logo, quando os imãs exercem entre si, forças de ação mútua de atração ou repulsão conforme a posição que estejam postos em presença do outro e vice-versa. Lembrando que pólos de mesmo nome se repelem e nomes diferentes se atraem.
Pela inseparabilidade dos pólos temos que se uma barra imantada é cortada literalmente ao meio, não iremos obter pólos norte e sul isolados. Muito pelo contrário, obteremos dois novos imãs e cada um deles com seu próprio pólo norte e sul. Então finalizando temos que pelo motivo de os polos magnéticos serem indizíveis, por mais que ímãs sejam divididos ou quebrados em pequenas partes, o material irá se reorganizar e os polos magnéticos mantidos, o que nos leva a resposta.
espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)