A figura abaixo mostra uma situação jocosa referente à fragmentação de um invertebrado hipotético, em que cada um dos fragmentos deu origem a um indivíduo. Um exemplo real muito conhecido é o da fragmentação da estrela-do-mar, cujos fragmentos dão origem a outras estrelas-do-mar. Após a análise da imagem, responda as questões:
1- Tanto a figura quanto o caso da estrela-do-mar se referem à reprodução assexuada. Explique em que a reprodução assexuada difere da sexuada.
2- Dê uma vantagem e uma desvantagem da reprodução assexuada em relação à sexuada. Justifique.
3- Os invertebrados podem apresentar outros tipos de reprodução assexuada. Indique um desses tipos e dê um exemplo de um grupo de invertebrados em que ele ocorre.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1)assexuada é um tipo de reprodução onde não ocorre troca de material genético, ou seja, um animal como apresentado na pergunta se divide em dois dando origem a um novo individuo, o qual o mesmo é igualmente idêntico em seu DNA ou seja um clone
Sexuada é a reprodução "tradicional" onde existe a troca de material genético dando origem a um individuo novo com um DNA que é a mistura de seus pais
2; uma vantagem da reprodução assexuada é que por não precisar de troca de gametas, e consequentemente não precisar de uma "parceiro" para realizar a reprodução, a mesma tende a ser mais rápida, oque pode ajudar na perpetuação da especie em diferentes casos, mas a sexuada garante um processo de evolução do genótipo da especie já que vai haver uma mistura de DNA
3: infelizmente não tenho certeza sobre essa mas aconselho procurar porque fragmentação não é o único jeito de ocorrer uma reprodução assexuada
Explicação:
1 - A principal diferença entre reprodução assexuada e sexuada é que na primeira não há envolvimento de gametas, possuindo apenas um ser parental, gerando indivíduos idênticos a ele. Na reprodução sexuada existem a presença de gametas, portanto há variabilidade genética em seus descendentes.
2 - A grande vantagem é a relativa simplicidade e rapidez do processo assexuado. É um método reprodutivo bastante abrangente, pois possuem diversos mecanismos que contemplam diferentes seres, como bactérias, abelhas e planarias. A desvantagem consiste na limitação genética das espécies, visto que como não há variabilidade surgirão sempre clones do ser parental, prejudicando sua evolução e sobrevivência nos ecossistemas.
3 - Ao todo possuem 7 mecanismos de reprodução assexuada:
- Divisão binária - Também conhecida como fissão ou cissiparidade. É método de reprodução onde o individuo dividi-se ao meio, dando origem a um descendente idêntico. Bactérias e protozoários se reproduzem por divisão binária.
- Brotamento - O novo individuo é formado através do brotamento na superfície do organismo parental. Plantas e cnidários (águas-vivas) se reproduzem dessa forma.
- Esporulação - Células especializadas chamadas esporos são liberadas pelo ser parental e levadas por influências externas (vento, mar, animais...) até um ambiente favorável para germinar e dar origem ao indivíduo. É o método de fungos, algas e protozoários.
- Fragmentação - Um organismo é formado a partir de um fragmento de outro. Um exemplo é a planária, que se reproduz assim.
- Propagação vegetativa - É a versão vegetal da fragmentação. Nesse caso, a planta pode se reproduzir através de pedaços do caule, ou raiz. A bananeira e a cana-de-açúcar são exemplos.
- Partenogênese - Aqui o gameta feminino é capaz de se reproduzir sem a participação do gameta masculino. As abelhas usam a partenogênese para gerar zangões.
Para saber mais, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24176656