A figura a seguir representa a variação da velocidade e da pressão sanguínea ao longo de diferentes vasos. Assinale a alternativa correta. *
a) No interior das artérias, a velocidade é alta, para compensar a baixa pressão do sangue.
b) No interior das veias, a velocidade é quase nula, para compensar a alta pressão do sangue.
c) No interior das arteríolas, capilares e vênulas, a velocidade e a pressão são nulas
d) A baixa velocidade do sangue no interior dos capilares facilita as trocas de substâncias entre os capilares e as células.
e) A existência de válvulas e a contração dos músculos esqueléticos em torno das artérias ocasionam a diminuição da velocidade do fluxo sanguíneo em direção ao coração
Soluções para a tarefa
Resposta: letra D
Explicação:
A) Falsa. No interior das artérias a pressão do sangue é alta.
B) Falsa. No interior das veias a pressão é baixa.
C) Falsa. Pelo gráfico constata-se que a pressão é baixa (mas, não nula).
D) Correta.
E) Falsa. O retorno do sangue ao coração ocorre pelas veias (no interior das quais há válvulas para impedir o retorno do sangue).
Os capilares são vasos muito finos, eles são a transição das arteríolas para as vênulas. São finos e delgados, fazendo com que o sangue circule lentamente, facilitando as trocas entre o sangue e os tecidos (alternativa D).
Um grande vaso possui as paredes muito grossas e não permite trocas, já os capilares permitem essas trocas, porém, nesse processo uma parte do plasma fica no tecido.
Esse plasma residual é drenado pelos vasos linfáticos, e nos vasos linfáticos recebe o nome de linfa. O acumulo desse liquido leva a retenção de líquidos nos tecidos, principalmente nas pernas.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/658615