A figura a seguir mostra uma adutora composta por dois trechos em série, ligando dois reservatórios. Sabe-se que a vazão deescoamento é Q e que L1, L2 D1 e D2 representam, respectivamente, os comprimentos e diâmetros dos trechos 1 e 2.Despreze as perdas de carga localizadas.Determine analiticamente a diferença de nível H em função dos demais parâmetros.
#ENADE
Soluções para a tarefa
A figura mostra uma adutora composta por dois trechos em série, ligando dois reservatórios. Sabe-se que a vazão de escoamento é Q e que L1, L2 D1 e D2 representam, respectivamente, os comprimentos e diâmetros dos trechos 1 e 2. Pa determinar analiticamente a diferença de nível H em função dos demais parâmetros, devemos lembrar a aplicação da Equação de Bernoulli.
A equação de Bernoulli entre as superficies de reservatorios permite determinar que a perda e carga total corresponde ao desnível H, e como os trechos dados estão em serie, essa perda será igual á soma das perdas dos trechos, da seguinte maneira:
Logo, como se trata do mesmo material com o mesmo tempo de antiguidade: . E pela equação da continuidade temos que a vazão, para trechos em serie é: