A figura a seguir ilustra duas representações da região Sul do Brasil em projeções cartográficas (Mercator e UTM –Universal Transversa de Mercator). Apesar do uso de uma mesma escala, é possível observar que elas apresentamtamanho diferenciado. Quanto a isso, é correto afirmar:a) As Projeções de Mercator e Universal Transversa deMercator apresentam o mesmo processo dedeformação, podendo-se atribuir as alterações notamanho das representações a interesses políticos.b) As duas representações estão corretas, devendo-se adeformação ao fato de que os estados da região Sulapresentam menor relevância econômica no contextonacional.c) As projeções Universal Transversa de Mercator e deMercator são diferentes e empregam distintosprocessos de deformação, alterando o tamanho dasrepresentações.d) A representação que utiliza a Projeção de Mercatorestá correta, uma vez que é oficialmente empregada noBrasil para a representação do território nacional,enquanto que aquela que utiliza a Projeção UTM éinadequada, pois se aplica a representações em escalaglobal.e) Apesar de as escalas apresentarem valores idênticos,as figuras foram deformadas aleatoriamente,provocando as diferenças no tamanho.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra a. Muitas vezes escolhemos projeções especificas de representação de acordo com o interesse politico, relevância econômica, dentre outra coisas de interesse pessoal que podem ser levadas em consideração.
Sendo assim, podemos dizer que a região sul, juntamente coma região sudeste é que mais tem relevância econômica no país, além de serem as regiões que mais recebem recursos para que as coisas sejam executadas. Isso não significa que algumas das projeções está errada. As duas estão corretas, mas como já citamos, é possível escolher qual usar de acordo com o que se quer representar.
Resposta:
C)
Explicação:
A projeção de Mercator é em formato cilíndrico, e a linha do Equador está "encostado" na lateral do cilindro, portanto essa parte sofre menos distorção
Já a UTM, que também é em formato cilíndrico, tem a linha do Meridiano de Greenwich e os polos como parte "encostada" no cilindro, ou seja, é como se tivessem colocado a Terra de pé.
(caso não entenderem, pesquisem imagens ilustrando a posição da Terra em relação ao cilindro)
Por serem posições diferentes, ficam também com níveis de distorção diferente.