História, perguntado por Jefinho2019, 4 meses atrás

A Figura 1 mostra uma cena da passeata denominada “Marcha da Família, com Deus, pela liberdade”, ocorrida em 16 de março de 1964. Por que parte da sociedade brasileira tinha receio de que o Brasil se transformasse em uma nova Cuba? 2 A Figura 2 mostra como seria viver em tempos de AI-5. Vamos pensar que estamos em 1968, como você imagina que seria viver um cotidiano sem poder expressar opiniões e ser proibido de exercer seu direito de escolha?​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por caikyrodrigues
66

Resposta:

olha nao ta correta mas  nao achei aqui  entao vou compartilha com vcs uma resposta pra enganar mas pode passa vergonha entao nao mim responsabilizo.

Explicação:

1 isso ocorreu por culpa do presidente João Goulart acirrou a defesa de suas Reformas de Base Acirrou a defesa de suas Reformas de Base, com isso a sociedade ficou revoltada.

2 seria uma forma de viver opressora sendo obrigado a viver no terror sem poder se defender a mercê da elite.

Respondido por dbrclx
1

1. De acordo com a figura sob análise, parte da sociedade brasileira receava que o Brasil aderisse ao comunismo, uma vez que, viam em Cuba um modelo social derrotado, frente aos seus próprios interesses.

Marcha da Família, com Deus, pela liberdade

Esse movimento surgiu por meio de grupos conservadores, que eram contra o comunismo e socialismo, e buscavam garantir de alguma forma que o Brasil seguisse no caminho de um país com uma democracia liberal, bradando, também, pelos direitos inerentes à propriedade privada.

Desta forma, eram completamente contrários às reformas que João Goulart planejava implementar, tendo, portanto, um papel importante na adesão ao movimento militar que mais a frente acarretaria no Golpe Militar de 1964.

2. O Ato Institucional - 5 foi um verdadeiro atentado contra a liberdade em todos os seus sentidos, imaginar uma vida em que se é impossibilitado de expressar seu pensamento, opinião e escolhas é pensar que sua dignidade humana está completamente tolhida por um regime autoritário.

Ditadura Militar

No período da ditadura militar, as pessoas que discordavam - de alguma forma - do governo eram perseguidas, espancadas, violentadas e até mesmo assassinadas. Até os dias de hoje, infelizmente, diversas pessoas estão desaparecidas em decorrência da perseguição que ocorreu naquele período que foi a ditadura militar.

Desta fora, é inaceitável que hoje os direitos de liberdade e da dignidade da pessoa humana sejam tolhidos em detrimento de uma ditadura de quem quer que seja, não há nada que justifique tal imposição.

Aprenda mais sobre o direito a liberdade de expressão em:

https://brainly.com.br/tarefa/4392626

https://brainly.com.br/tarefa/19330020

Anexos:
Perguntas interessantes