Biologia, perguntado por kaylaneana8, 1 ano atrás

A fibrose cística, ou mucoviscidose, é uma anomalia hereditária recessiva que afeta principalmente os pulmões e o pâncreas, criando uma obstrução devido ao aumento da produção de muco. Na Inglaterra, pesquisadores geneticistas realizaram uma triagem populacional buscando identificar os indivíduos portadores do alelo causador, sendo aconselhados a respeito dos riscos de vir a ter um descendente com a anomalia. Um indivíduo heterozigótico para a fibrose cística é casado com uma mulher portadora da anomalia, qual a probabilidade de que esse casal venha a ter um filho com fibrose cística? A resposta deve ser enviada por imagem, contendo o quadro de Punnet. *​

Soluções para a tarefa

Respondido por Gaper
2

   Temos aqui uma questão sobre genética. Confira alguns conceitos abaixo acerca desse tema antes de ir para a resolução do exercício.

» Alelos: cada caráter é condicionado por dois genes alternativos, um dominante e um recessivo, denominados alelos.

» Homozigoto: é um indivíduo cujo caráter considerado é determinado por dois genes iguais. Ele produz apenas um tipo de gameta. Exemplo: moscas homozigóticas VV produzem apenas gametas V.

» Heterozigoto: é um indivíduo cujo caráter é determinado por dois genes diferentes. Produzem dois tipos de gametas. Exemplo: moscas Vv, que produzem gameta V e v.

» Dominante: é um gene que prevalece sobre o outro quando em heterozigose, ou seja, a característica é determinada mesmo que haja apenas um dos alelos para ela (heterozigose).

» Recessivo: é um gene que não prevalece, ou seja, a característica só é determinada se os dois alelos são para ela (homozigose).

RESOLUÇÃO

    A fibrose cística é uma anomalia hereditária recessiva, ou seja, para possuir essa condição o indivíduo precisa ser homozigoto recessivo. Vamos chamar os alelos de F e f, onde f é recessivo e é o alelo que determina a doença. Os indivíduos afetados pela condição terão necessariamente o genótipo ff.

   De acordo com o enunciado, um homem heterozigótico (ou seja, seu genótipo é Ff) casa-se com uma mulher portadora da anomalia (genótipo ff). Observe abaixo ou na imagem em anexo o quadro de Punnet para essa reprodução.

♂ Ff  ×  ff ♀

\begin{array}{c|c|c} &F&f\\f&Ff&ff\\f&Ff&ff\end{array}

Há dois genótipos ff num espaço amostral de quatro, portanto 50%.

Resposta:

» A chance de ter uma criança com fibrose cística para esse casal é de 50%.

» A chance de ter um filho menino com fibrose cística é de 25%, pois você multiplica a porcentagem anterior por 1/2 (há a mesma chance de ser menino ou menina).

➼ Mais exercícios sobre genética:

https://brainly.com.br/tarefa/25547692

https://brainly.com.br/tarefa/25791817

Anexos:
Perguntas interessantes