A festa da Federação, celebrada no Campo de Marte, em Paris, a 14 de julho de 1790 - 1º aniversário da Tomada da Bastilha - deu a ilusão de uma reconciliação geral e de triunfo de novo regime. Depois da missa no altar da Pátria, o rei prestara o seguinte juramento: "Eu, rei dos franceses, juro empregar o poder que me delegou o ato constitucional para fazer respeitar a Constituição decretada pela Assembleia Nacional e aceita por mim". Mas a alegria e confiança foram de curta duração... Uma segunda revolução estava em marcha.
Os fatos que determinaram o fim do poder da Assembleia Nacional e o início de uma "Segunda Revolução" foram
A) A eclosão da guerra contrarrevolucionária e a insatisfação das camadas inferiores com uma revolução feita pela burguesia e para a burguesia.
B) A fracassada tentativa de fuga da família real para a Áustria e o estabelecimento de uma monarquia constitucional na França, em que o rei se tornou simples chefe representativo da nação.
C) A revogação de Constituição de 1791 e a concessão de poderes absolutistas a Luís XVI, que deveria comandar as tropas francesas que combatiam os contrarrevolucionários.
D) A convocação dos Estados Gerais e o impasse no sistema de votação, porque o terceiro estado desejava comandar a votação "por cabeça" e não "por estado".
E) A proclamação da República e a elaboração da Constituição Civil do Clero, que eliminou os privilégios do primeiro estado que determinou o confisco dos bens da Igreja.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
A RESPOSTA SERTA E A D
Explicação:
POIS SE VOCÊ LE BEM O TEXTO VOCÊ VAI SABER A RESPOSTA CERTA
Perguntas interessantes
Pedagogia,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás