Contabilidade, perguntado por mariellasilveira508, 11 meses atrás

A ferramenta PDCA (Planejar, Fazer Controlar e Agir) é comumente aplicada no processo de gerenciamento da qualidade nas organizações. Abaixo um trecho do texto “Você sabe o que é PDCA?” do site Project Builder, leia, analise e responda:
1. Quais as vantagens em se aplicar o PDCA? Explique de maneira sucinta todas elas.
2. Quais devem ser seus cuidados em relação ao PDCA?
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
Você sabe o que é PDCA?
(...) A aplicabilidade do PDCA é vasta, mas como nosso foco aqui é o gerenciamento de projetos, focaremos em como ele pode ajudar a melhorar sua gestão. Imagine que você está desenvolvendo um software de CRM para sua empresa. Nesse caso, o software é um produto e o processo de desenvolvimento desse software envolve várias atividades, pessoas e recursos. Se há um atraso no cronograma de desenvolvimento do software, por exemplo, você tem um problema que deve ser sanado, caso contrário, sentirá os impactos, tanto no prazo quanto no custo final do projeto. Sendo assim, você pode aplicar o Ciclo PDCA para identificar a raiz do problema e agir proativamente, a fim de tornar o trabalho de todos mais ágil, mantendo níveis elevados de qualidade. (...)
E suas vantagens? Agora que você já sabe o que é PDCA, para que ele serve e como aplicá-lo, vamos destacar algumas das vantagens de se investir nessa metodologia de melhoria contínua em seus projetos. Então vamos lá?
Eficiência nos processos: Ao mapear seus processos e identificar gaps que comprometem a agilidade, a produtividade e o uso de recursos, você pode promover melhorias de forma a, então, tornar os trabalhos mais eficientes. Como consequência, se tem processos mais rentáveis para a empresa. Além disso, após o primeiro mapeamento completo, os seguintes se tornarão progressivamente mais fáceis de serem executados, uma vez que os funcionários estarão mais familiarizados com as etapas do processo.
Redução de custos: Processos mal elaborados ou ineficientes oneram a empresa e comprometem a produtividade dos funcionários. Usando o PDCA como ferramenta de melhoria contínua, você reduz essas falhas e eleva a produtividade, reduzindo custos e aumentando a lucratividade da empresa.
Otimização do tempo: Processos mais ágeis tornam o negócio mais competitivo, haja vista que permitem uma maior produtividade em um espaço de tempo reduzido. Quando você usa o PDCA para avaliar continuamente seus processos, é possível identificar onde cada minutinho de tempo é desperdiçado para, com esses dados, desenvolver melhores soluções para otimizar a jornada.
Comprometimento das equipes: O PDCA basicamente envolve todas as pessoas impactadas pelas mudanças, criando um senso mais apurado de responsabilidade sobre processos e resultados. Nesse sentido, é possível verificar um maior comprometimento por parte das equipes, que passam a se sentir mais valorizadas e participantes do processo de transformação.
Quais devem ser seus cuidados em relação ao PDCA? Alguns erros comuns relacionados à implementação do ciclo PDCA podem comprometer sua eficácia. Dessa forma, é essencial que o gestor se certifique de garantir alguns cuidados na aplicação da ferramenta, além de, preferencialmente, aliá-la a outras estratégias de gestão, como é o caso na análise SWOT. Veja quais são os principais erros no ciclo PDCA, para que os devidos cuidados sejam tomados: Pular ou negligenciar qualquer uma das fases do ciclo PDCA; Implementar sem um planejamento prévio bastante detalhado e preciso; Definir apenas metas e deixar de estabelecer os objetivos necessários para o cumprimento de cada uma; Não checar os resultados e métricas de cada etapa; Detectar alguma deficiência ou falha operacional e não a corrigir efetivamente; Delegar tarefas importantes para profissionais despreparados ou sem qualquer tipo de familiaridade com as ações do ciclo; Não estudar bem cada fase do ciclo antes de colocá-las em ação; Não observar desvios em relação aos objetivos iniciais; Parar para analisar o ciclo completo antes de pular para a próxima etapa. Outro aspecto de suma relevância com relação ao ciclo PDCA é que ele pode ser de extrema valia para se fazer estimativa de custos de determinado produto ou projeto. A estimativa poderá ser realizada por meio de ferramentas de qualidade, como é o caso do histograma, gráfico de Pareto, comparações e definições de lacunas na estratégia e análises históricas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasduart
5

Resposta:

Explicação:

O ciclo PDCA que vem do inglês Plan Do Check Act (Planejar, Fazer, Controlar e Agir) é comumente aplicado no processo de gerenciamento de qualidade nas organizações, trata-se, basicamente, de uma ferramenta cuja finalidade é organizar o trabalho para que ele possa se tornar mais ágil para todos, mantendo um nível elevado na qualidade. Há inúmeras vantagens ao se aplicar o PDCA, algumas delas são:

Eficiência nos processos: Quando se faz um mapeamento do processo, é comum encontrarmos alguns fatores que comprometem sua agilidade, produtividade, uso de recursos entre outros problemas, com isso, é possível promover melhorias para tornar o trabalho mais eficiente, trazendo mais rentabilidade à empresa; Redução de custos: Processos mal planejados prejudicam a empresa, causando um comprometimento na produtividade dos funcionários, usando PDCA como ferramenta, reduz-se essas falhas e eleva a produtividade; Otimização do tempo: Processos mais ágeis tornam o negocio mais competitivo, quando se usa o PDCA, é possível identificar onde está sendo gasto cada minuto, com esses dados é possível redirecionar o tempo desperdiçado para coisas realmente necessárias; Comprometimento das equipes: O PDCA envolve as pessoas impactadas pelas mudanças, dando à elas um senso mais apurado de responsabilidade sobre processos e resultados, basicamente, essas pessoas se sentem mais valorizadas e cada vez mais integradas ao processo de transformação.

Mas alguns cuidados devem ser tomados ao implementar o PDCA, caso contrário, isso pode afetar sua eficácia, esses cuidados são, resumidamente: Não se deve pular ou negligenciar nenhuma das fases do ciclo; Não checar os resultados e métricas de cada etapa; Não estudar bem cada fase do ciclo antes de coloca-los em ação; entre outros.

Perguntas interessantes