A)Fechamento da Assembleia constituente
B)Imposição da Constituição de 1824
C)Confederação do Equador
D)Guerra da Cisplatina
E)Sucessão do Trono português
F)Noites das Garraf
Soluções para a tarefa
Olá,
Completando o enunciado: No início de seu governo D. Pedro I era bastante popular como demonstraram as festas de sua coroação ao longo do seu governo. Ele foi se tornando cada vez mais impopular e acabou abdicando e saindo do país pressas. Escreva um pequeno texto sobre as razões da abdicação.
O Fechamento da Assembleia Constituinte deu-se porque desejavam limitar os poderes de Dom Pedro I, que não aceitou e por isso fechou a Assembleia em 1823. No ano seguinte Dom Pedro I realizou a Imposição da Constituição de 1824, coagindo por meio de seu poder militar a aceitação da sua constituição.
Devido a diversos fatores surgiu o movimento separatista da Confederação do Equador, que foi combatida a duras penas pelo império do Brasil, sendo que seus líderes desejavam a república.
A Guerra da Cisplatina foi um movimento de revolta da província que correspondia ao que hoje é o Uruguai, sendo que os revoltosos de descendência espanhola conseguiram a vitória e declararam sua independência - isso abalou a imagem de Dom Pedro I.
Então temos a Crise de Sucessão do Trono português que iniciou-se com a Independência do Brasil, pois Dom Pedro I não poderia mais ser rei de Portugal. Essa crise durou até 1834, sendo que a sucessora seria a irmã de Dom Pedro I, e seu irmão Dom Miguel deu um golpe de Estado, e isso fez as atenções do Imperador do Brasil voltaram-se para Portugal.
Em meio a Crise de Sucessão do Trono Português ocorreu a Noite das Garrafadas, uma briga entre brasileiros e portugueses, visto que com a ida de Dom Pedro I ao Rio de Janeiro, onde portugueses ficaram felizes e comemoraram, despertando a ira dos brasileiros, então isso desencadeou brigas. Esse evento ocorreu em 13 de março de 1831, sendo que posteriormente o monarca abdicou ao trono, e assim iniciou-se o governo regencial.
Abraços!
resposta:
A)No dia 3 de junho de 1822, o príncipe regente D. Pedro convocou uma assembleia para elaborar a primeira constituição brasileira. Essa reunião ficou conhecida como a Assembleia Constituinte de 1823.
B)A Constituição Brasileira de 1824 foi outorgada por Dom Pedro I em 25 de março de 1824. A primeira Carta Magna brasileira garantia a unidade territorial, instituía a divisão do governo em quatro poderes e estabelecia o voto censitário (voto ligado à renda do cidadão).
C)Confederação do Equador foi um movimento revolucionário de caráter republicano e separatista que eclodiu no dia 2 de julho de 1824 em Pernambuco, se alastrando para outras províncias do Nordeste do Brasil.[1][2]
D)A guerra da Cisplatina ou campanha da Cisplatina, conhecido na historiografia argentina e uruguaia como província em disputa foi um conflito ocorrido entre o Império do Brasil e as Províncias Unidas
E)A Crise de Sucessão ao Trono Português inicia-se com a independência do Brasil, em 1822 e a morte do então Rei de Portugal D. João VI.
F)A Noite das Garrafadas foi como ficou conhecido um episódio da história do Brasil Império, que envolvia portugueses que dançaram e apoiaram D.