Biologia, perguntado por euluizaamorim, 6 meses atrás

A febre é definida como uma elevação da temperatura corporal acima de 37,8°C, que induz o aumento da atividade metabólica diante de algum tipo de desequilíbrio fisiológico, seja ele patogênico (p.ex.: gripe, pneumonia, febre amarela e Covid-19) ou não (p.ex.: doenças inflamatórias e autoimunes). Para os seres humanos, a temperatura corporal considerada normal fica entre 36°C e 36,5°C, aproximadamente. A manutenção dessa temperatura deve-se a ação reguladora do sistema:

a) Imunológico, cujos elementos celulares e o plasma atuam diminuindo a condução do calor por diapedese, através da corrente sanguínea.
b) Nervoso, que induz a sudorese na superfície corporal e a vasodilatação dos vasos sanguíneos, viabilizando a perda de calor por meio da evaporação e da radiação térmica.
c) Reprodutor, cujos hormônios secretados modificam a temperatura corporal de homens e mulheres, em particular após a menopausa e a andropausa, respectivamente.
d) Endócrino, cujos anticorpos são produzidos e liberados pelos plasmócitos (linfócitos B ativados), e estes atuam na variação do diâmetro dos vasos sanguíneos periféricos.
e) Digestório, que produz sucos e enzimas digestivas que agem na metabolização dos alimentos consumidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
13

O controle da temperatura é basicamente nervoso, envolve a ativação de mecanismos como a sudorese, a vasodilatação dos vasos mais superficiais, aumento da frequência respiratória e a diminuição da atividade muscular (alternativa B).

A febre é um mecanismo de defesa, tem a função de ajudar o organismo a se recuperar de uma infecção, mas se a febre for muito alta, corre o risco de muitas enzimas se desnaturarem, principalmente no cérebro e causar lesões irreversíveis.

Espero ter ajudado!

Respondido por Liviasantiago1
1

Resposta: Alternativa B

Explicação:

Fiz na minha prova e deu certo

Perguntas interessantes