)
A febre do retrato fotográfico no século XIX deu origem ao que chamamos de fotografia post mortem, ou fotografia após a morte. Que nada mais era do que um retrato de uma pessoa que já havia falecido.
Considerando essa prática fotográfica, analise as afirmativas a seguir:
I - O primeiro estágio desta prática são os numerosos casos em que a família não tinha nenhum outro retrato da pessoa em vida e, assim, obter a fotografia post-mortem tornou-se simplesmente "fotografia", ou o único documento que comprovaria a existência do finado.
II - A realização de um retrato após a morte servia como um documento para dar visibilidade da morte a todos parentes e conhecidos, especialmente útil para aqueles que não tiveram acesso ou possibilidade de comparecer ao funeral e a quem eram enviadas cópias.
III - O retrato post mortem, apesar de ser do âmbito íntimo e familiar, servia também como documento do falecimento de uma pessoa, sendo necessário como comprovação de óbito para que os familiares pudessem resguardar os seus direitos, como de herança por exemplo.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Selecione uma alternativa:
a)
I, apenas.
b)
II, apenas.
c)
III, apenas.
d)
I e II, apenas.
e)
II e III, apenas.
Soluções para a tarefa
A fotografia post mortem tinha como objetivo apenas o que está na primeira afirmação, fazendo da letra "a" a opção correta: o primeiro estágio desta prática são os numerosos casos em que a família não tinha nenhum outro retrato da pessoa em vida e, assim, obter a fotografia post-mortem tornou-se simplesmente "fotografia", ou o único documento que comprovaria a existência do finado.
Fotografia Post Mortem
A fotografia "post mortem" ou "pós morte" é uma modalidade artística inspirada nos famosos "retratos póstumos", em que os mais abastados pagam altas somas para um pintor retratar o ante querido falecido junto da sua família, junto dos símbolos, cores, gestos etc.
A fotografia, assim como as pinturas, era uma forma pouco acessível de representar imageticamente as pessoas e famílias. A prática de fotografar uma pessoa falecida junto de sua família, como se estivesse viva, é um estilo que se tornou febre no século XIX, principalmente a partir da Era Vitoriana.
Como as fotografias eram muito caras, achou-se nessa prática a forma mais "barata" de eternizar a imagem de um ente querido após a morte.
Continue estudando sobre fotografia em: https://brainly.com.br/tarefa/45393971
#SPJ1