A febre alta (acima de 40ºC) é muito perigosa para os seres humanos e pode ser fatal. Uma das causas desta disfunção é o fato da temperatura corporal elevada alterar enzimas do sistema nervoso central. Como a febre alta pode modificar essas proteínas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As proteínas tem uma temperatura ótima em torno de 36-37 graus, na qual funcionam perfeitamente. À 40graus essas proteínas correm o sério risco de desnaturar,causando sérios problemas
Explicação:
A febre alta, acima de 40 graus, pode ocorrer a desnaturação de proteínas, já que quase todas as proteínas endógenas funcionam entre 35 e 37 graus.
As enzimas são proteínas que catalisam reações, ou seja, as acelera. Dentro do organismo, quase tudo é controlado por enzimas, desde a digestão, aos pensamentos, a deficiência de algumas enzimas pode ser perigoso para a vida de indivíduos
Uma enzima pode se desnaturar quando ultrapassa temperatura e pH ótimos e elas são extremamente especificas em relação aos seus substratos, e o sistema se chama chave-fechadura, mas está caindo em desuso.
Resposta:
Induzindo a desnaturação das enzimas.
Explicação:
Uma elevação na temperatura reacional aumenta a velocidade de reação, porém se essa reação envolve uma enzima, a elevação da temperatura vai favorecer a reação enzimática desde que não interfira na conformação nativa da proteína. Assim, se aumentarmos muito a temperatura do meio, a enzima se desnatura, perdendo sua conformação e, portanto, sua função.