A Fase de Iniciação Esportiva II é marcada por oportunizar os jovens à aprendizagem de várias modalidades esportivas, atendendo crianças e adolescentes com idades aproximadas de 11 a 13 anos. Partindo do princípio de que a Fase de Iniciação Esportiva I visa à estimulação e à ampliação do vocabulário motor por intermédio das atividades variadas específicas, a Fase de Iniciação Esportiva II dá início à aprendizagem de diversas modalidades esportivas, dentro de suas particularidades. OLIVEIRA, Valdomiro de; PAES, Roberto Rodrigues. A pedagogia da iniciação esportiva: um estudo sobre o ensino dos jogos desportivos coletivos. Lecturas: Educación Física y Deportes, Buenos Aires, Año 10, n. 71, Abril de 2004. Considerando o fragmento acima e retomando as características da Fase de Iniciação Esportiva II, estudadas em nosso projeto de ensino, analise as afirmativas abaixo. I – É nessa fase que se configura a importância da diversificação de conteúdos, ou seja, a prática de várias modalidades esportivas que contribuirá para futuras especializações. II – Uma das particularidades da Fase de Iniciação Esportiva II é a repetição de conteúdos esportivos, visto que é um momento de automatização da técnica de cada modalidade. III – Nessa fase o professor deve evitar competições esportivas, pois o foco das aulas deve ser apenas na técnica do movimento, sem abordar características táticas. É correto o que se afirma em: Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
III, apenas.
Alternativa 4:
I e II, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Acredito que apenas a alternativa I está correto.
Resposta:
Apenas I
Explicação:
Fase de iniciação esportiva I
A fase de iniciação esportiva I corresponde da 1.ª à 4.ª séries do ensino fundamental, atendendo crianças da primeira e segunda infância, com idades entre 7 e 10 anos. O envolvimento das crianças nas atividades desportivas deve ter caráter lúdico, participativo e alegre, a fim de oportunizar o ensino das técnicas desportivas, estimulando o pensamento tático. Todas as crianças devem ter a possibilidade de acesso aos princípios educativos dos jogos e brincadeiras, influenciando positivamente o processo ensino-aprendizagem. Compreendemos que se deve evitar, nos jogos desportivos coletivos, as competições antes dos 12 anos, as quais exigem a perfeição dos movimentos ou gestos motores e também grandes soluções táticas.
Fase de iniciação esportiva II
A fase de iniciação esportiva II é marcada por oportunizar os jovens à aprendizagem de várias modalidades esportivas, atendendo crianças e adolescentes da 5ª à 7ª séries do ensino fundamental, com idades aproximadas de 11 a 13 anos, correspondente à primeira idade puberal. Partindo do princípio de que a fase de iniciação desportiva I visa à estimulação e à ampliação do vocabulário motor por intermédio das atividades variadas específicas, mas não especializadas de nenhum esporte, a fase de iniciação esportiva II dá início à aprendizagem de diversas modalidades esportivas, dentro de suas particularidades.
Fase de iniciação esportiva III
Entendemos que, nesse momento do processo, a iniciação esportiva III é a fase que corresponde à faixa etária aproximada de 13 a 14 anos, às 7ª e 8ª séries do ensino fundamental, passando os atletas pela pubescência. Enfatizamos o desenvolvimento dessa fase, para os alunos/atletas, a automatização e o refinamento dos conteúdos aprendidos anteriormente, nas fases de iniciação esportiva I e II, e a aprendizagem de novos conteúdos, fundamentais nesse momento de desenvolvimento esportivo.