A farmacocinética é um dos principais ramos da farmacologia, que tem por objetivo estudar a absorção, distribuição, biotransformação e eliminação de fármacos. O conhecimento do comportamento do fármaco no organismo auxilia na análise dos dados farmacológicos/toxicológicos, no regime de dosagem e nos estudos clínicos de eficácia e toxicidade. O estudo da farmacocinética compõe a compreensão dos eventos que ocorrem quando da modificação dos fármacos, causadas pelo organismo em que foi administrado. Isso está relacionado, inclusive com a forma farmacêutica do medicamento utilizado, que determina a via de administração, pois a partir deste, o fármaco estará mais ou menos disponível para a absorção e chegada na corrente sanguínea. Tomando como referência as vias de administração, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) A via de administração não está relacionada com o local de ação do fármaco. ( ) Fármaco lipossolúvel terá maior afinidade com estruturas aquosas, já um fármaco hidrossolúvel terá maior afinidade para tecidos com maiores teores lipídicos ( ) A via de administração do medicamento está relacionada às características químicas do fármaco como sua capacidade de ionização. ( ) A via de administração do medicamento está relacionada ao objetivo do tratamento proposto, visto que alguns tratamentos devem ter efeito imediato e outros por um período maior. ( ) A via de administração de um fármaco está relacionada com o tempo de ação deste. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. Escolha uma: a. V – V – V – F - F. b. F – F – V – V – V. c. V – V – F – V – F. Incorreto d. V – F – F – V – V. e. F – V – F – V – V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
F – F – V – V – V
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA
Quanto as vias de administração de fármacos, a alternativa que apresenta a sequência correta é F – F – V – V – V (Alternativa B).
Vias de administração de fármacos
Essa é uma questão de farmacologia que envolve as diferentes vias de administração de fármacos. Para respondê-la, analisaremos cada uma das afirmativas, indicando se são verdadeiras ou falsas:
- A via de administração não está relacionada com o local de ação do fármaco.
Afirmativa falsa, uma vez que o local de ação do fármaco implica diretamente na via de administração que deve ser adotada.
Um exemplo disso é o tratamento de infecções fúngicas na pele, tratadas pela via de administração tópica, por meio de pomadas que precisam atuar diretamente naquele local.
- Fármaco lipossolúvel terá maior afinidade com estruturas aquosas, já um fármaco hidrossolúvel terá maior afinidade para tecidos com maiores teores lipídicos.
Afirmativa falsa, pois os fármacos lipossolúveis possuem maior afinidade com estruturas com maior teor lipídico, enquanto os fármacos hidrossolúveis tem maior afinidade com líquidos aquosos do organismo.
- A via de administração do medicamento está relacionada às características químicas do fármaco como sua capacidade de ionização.
Afirmativa verdadeira. As propriedades do fármaco são um dos fatores que determinam a via de administração a ser adotada. Nesse aspecto consideram-se, por exemplo, hidro ou lipossolubilidade, capacidade de ionização e etc.
- A via de administração do medicamento está relacionada ao objetivo do tratamento proposto, visto que alguns tratamentos devem ter efeito imediato e outros por um período maior.
Afirmativa verdadeira. A via de administração escolhida deve levar em consideração o objetivo do tratamento, o que pode incluir, por exemplo, a necessidade de um início de ação mais rápido, o tempo do tratamento e até mesmo a restrição a determinados locais.
- A via de administração de um fármaco está relacionada com o tempo de ação deste.
Afirmativa verdadeira. A via de administração impacta no tempo de ação do fármaco, uma vez que o padrão de absorção e a biodisponibilidade do fármaco se diferem de uma via para outra.
Um exemplo disso é a via transdérmica (adesivo), onde há uma absorção lenta e prolongada, sendo ideal para fármacos que são rapidamente elimináveis do organismo, bem como aqueles que possuem baixa biodisponibilidade oral.
Desse modo, podemos concluir que a alternativa que apresenta a sequência correta é F – F – V – V – V (Alternativa B).
Aprenda mais sobre farmacologia:
https://brainly.com.br/tarefa/20790691
#SPJ2
Corrigido pelo AVA!