A famosa história “A escolha de Hércules” apareceu pela primeira vez na obra Memorábilia, escrita por XENOFONTE, que sintetizarei para você, abaixo:
Quando ainda era muito jovem Hércules encontrou, um dia, duas mulheres:
A primeira se chamava “Prazer” e o convidou a acompanhá-la por sua estrada, onde o jovem herói teria acesso a uma vida de ociosidade, muitas facilidades e alegrias, representadas por lindas mulheres, bebidas deliciosas, música e dança em abundância.
A segunda mulher se chamava “Trabalho”, a qual informou para ele que sua estrada era cheia de morros e pântanos, e onde ele somente conseguiria o que conquistasse através de seu próprio esforço. Se desejasse flores e frutos deveria plantá-los e colhê-los, se quisesse ser amado por seus amigos precisaria também amá-los e sofrer por eles.
Hércules refletiu bastante e ao final da história escolheu como sua guia a mulher que se chamava “Trabalho”.
Examine as afirmações abaixo a respeito do texto acima:
I – Trata-se de um exemplo de conhecimento religioso, pois tem como base a compreensão do sobrenatural, que não pode ser comprovado cientificamente, mas que a fé de cada indivíduo fará com que o acontecimento seja compreendido.
II – Ao resumir um trecho do livro Memorábilia, de Xenofonte, o professor ofereceu aos alunos um exemplo de “paper”, pois expressa sua opinião de que o trabalho se sobrepõe ao prazer.
III – O resumo trata de um exemplo de conhecimento mítico, pois descreve algo que não aconteceu de fato, mas que é utilizado para representar uma verdade instituída em uma sociedade e o mais importante é que não precisa de provas, pois as pessoas o aceitam assim como ele é contado.
Pode se afirmar que:
Somente a I e II estão corretas.
Somente a II é correta.
Somente a I é correta.
Somente a II e a III estão corretas.
Somente a III é correta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
158
Somente a lll é a correta, respondi e tirei 10, vou dar um conselho tem pessoas aqui que responde errado somente porque quer ver o circo pegar fogo então galera mesmo olhando a resposta pesquise, porque espirito de porco tem em todo lugar...
Respondido por
22
I é falsa, o conhecimento religioso se basearia em uma doutrina e seria transmitido por uma instituição religiosa, coisa que não acontece com o fragmento.
II é falsa. Não há, por parte do professor, nenhum input e a construção de nenhum argumento seja em um sentido ou outro, de modo que não se trata de um paper.
III é verdadeira, sendo este tipo de conhecimento - mítico - característico de muitas civilizações antigas, em especial os gregos, e servia para ajudar a "guiar" os gregos em um período em que o conhecimento racional não estava ainda disponível.
É correta a alternativa E.
Perguntas interessantes