A Família Real Portuguesa transferiu-se para o Brasil em Novembro de 1807, fugindo da invasão de Portu- gal por tropas napoleônicas. Essa família pertencia à Casa Real de Bragança ou à Dinastia de Bragança, começada em 1640 e que reinou até 1910, quando foi implantada a república em Portugal. A Família Real de Bragança reviveu um antigo costume de demonstração de poder da Idade Média, a Cerimônia do Beija-mão, que foi muitas vezes repetida no Rio de Janeiro, no século XIX: CERIMÔNIA DO BEIJA-MÃO Função medieval revivida pelos Bragança, a cerimônia de corte do beija-mão era uma antiga represen- tação pública, que punha o monarca em contato direto com o vassalo. Este, por sua vez, lhe apresen- tava as devidas reverências e suplicava por alguma mercê, frequentemente concedida pelo rei. Pleno de significado simbólico, o cerimonial reforçava a autoridade paternal do soberano protetor da nação, bem como o respeito à monarquia, confirmado pela postura altamente reverencial diante dos reis, e pelo fascínio que exercia sobre o povo em geral. Regras prescritas determinavam a seqüência de atos que levava ao ponto mais alto da cerimônia do beija-mão: chegando junto à sua majestade, por meio de uma genuflexão, que consiste em dobrar um pouco ambos os joelhos ficando o corpo inteiro, punha-se um joelho em terra e lhe beijava a mão. Após levantar, tornava-se a fazer outra genuflexão, e voltando- -se para o lado direito retirava-se da sala. Dom João recebia o público para a cerimônia todas as noites, exceto domingos e feriados, no palácio de São Cristóvão, acompanhado por uma banda musical. Disponível em: . Acesso em: 04 maio 2021. 1 - Após a leitura do texto anterior, analise o significado simbólico da cerimônia do Beija-mão, destacando as implicações políticas e sociais desse evento histórico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A cerimônia do Beija-Mão tinha como objetivo reforçar a autoridade do rei,considerando um pai que protege toda a nação. Havia também a intenção de criar uma cultura de respeito à monarquia, pois simbolicamente o povo se curvava diante do rei.
Explicação:
):( espero q ajude
Resposta:
O beija mão era uma forma de que o rei podia garantir seu poder continuando sempre em destaque criando uma cultura em que em troca de devoção dos plebeus ele garantiria proteção a todos eles.
Explicação:
No texto é ressaltado que essa era uma forma de demostrar poder na idade média onde o vassalo podia esta em contato com a nobreza demostrando devida reverências, o pleno de significado simbólico, o cerimonial reforçava o poder paternal como protetor soberano da nação, bem também como o respeito à monarquia bem como a postura
Espero ter ajudado :)