A família patriarcal fornece, assim, o grande modelo por onde se hão de calcar, na vida política, as relações entre governantes e governados, entre monarcas e súditos". Sobre a obra de Sérgio Buarque de Holanda, analise as sentenças a seguir: I- Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, queria demonstrar que o Brasil Contemporâneo não era muito mais do que o simples reflexo da era colonial e que, devido à uma conjuntura complicada, não gozava das benesses da modernidade. II- Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, analisa a colonização como obra de portugueses aventureiros que não tinha um planejamento muito claro sobre suas ações. III- No trecho citado no texto-base, Sérgio Buarque de Holanda também critica o patriarcado rural, visto como empecilho na formação de uma burguesia urbana com viés liberal. IV- O 'homem cordial', elemento típico da sociedade que se organizou a partir da colônia retratado por Sérgio Buarque de Holanda, é generoso e inocente, o contrário do chamado 'jeitinho brasileiro'. Assinale a alternativa correta: Alternativas: a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas. b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas. c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
1. Correto. Sérgio Buarque de Holanda na realidade, realiza comparações entre as estruturas sociais presentes num contexto patriarcal da monarquia e as relações de poder estabelecidas na sociedade contemporânea.
2. Correto. Os portugueses não apresentavam ideias evidentes e claras, a princípio, acerca de seus objetivos exploratórios no território nacional.
3. Incorreto. A crítica é realizada ao grande modelo no qual as relações sociais se estruturam, ntanto num contexto antigo, quanto na realidade moderna.
4. Incorreto. O "Homem cordial" também é retratado como elemento dotado de incoerências.
Resposta:
1) Iluminismo, nome dado ao pensamento filosófico característico do século XVIII, marcado pelo racionalismo (ou seja, a ideia de que tudo pode ser explicado racionalmente) e pela crítica à Igreja Católica e ao absolutismo.
Sobre esse pensamento, assinale V para verdadeiro e F para Falso:
( ) As ideias do iluminismo têm como princípio a crítica e o exercício do questionamento racional como instrumento para a emancipação do homem
( ) Apesar de surgir na França, a ideologia iluminista se espalha rapidamente pela Europa durante o século XVIII.
( ) A Inglaterra, pioneira dessa nova cultura política que se iniciava, havia passado por duas revoluções e instaurado um sistema de Monarquia Parlamentar, dando fim ao Absolutismo Monárquico.
Agora assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
RESPOSTA: a) V – V – V.
2) Apesar de surgir na França, a ideologia iluminista se espalha rapidamente pela Europa durante o século XVIII e, em 1776, ela é um dos traços marcantes da independência dos EUA. Com base no movimento iluminista, analise as afirmativas:
I – A partir das ideias de autores como Locke, pensadores defenderam contundentemente o absolutismo espanhol.
II – No Brasil, o primeiro movimento sedicioso com características pautadas nas luzes foi a Inconfidência Mineira (1788-1789).
III – No caso do Brasil, as ideias iluministas orientaram as conspirações e movimentos voltados para a ruptura do domínio lusitano sobre a colônia.
Agora, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: e) Apenas II e III são corretas.
3) A admiração pela Revolução Americana foi tão grande que os inconfidentes chegaram a trocar cartas com o líder norte-americano Thomas Jefferson, pedindo auxílio na causa mineira. Com base nesse contexto, analise as afirmativas:
I – Em 1789, Joaquim Silvério dos Reis, um dos inconfidentes, denunciou o grupo em troca do perdão de suas dívidas e os líderes do movimento da Inconfidência Mineira foram presos.
II – Todos os envolvidos no movimento da Inconfidência Mineira foram mortos.
III – Os inconfidentes queriam a independência de Minas Gerais e não de toda a Colônia.
Agora, assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: d) Apenas as afirmativas I e III são corretas.
4) “A família patriarcal fornece, assim, o grande modelo por onde se hão de calcar, na vida política, as relações entre governantes e governados, entre monarcas e súditos”. Sobre a obra de Sérgio Buarque de Holanda, analise as sentenças a seguir:
I- Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, queria demonstrar que o Brasil Contemporâneo não era muito mais do que o simples reflexo da era colonial e que, devido à uma conjuntura complicada, não gozava das benesses da modernidade.
II- Sérgio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil, analisa a colonização como obra de portugueses aventureiros que não tinha um planejamento muito claro sobre suas ações.
III- No trecho citado no texto-base, Sérgio Buarque de Holanda também critica o patriarcado rural, visto como empecilho na formação de uma burguesia urbana com viés liberal.
IV- O 'homem cordial', elemento típico da sociedade que se organizou a partir da colônia retratado por Sérgio Buarque de Holanda, é generoso e inocente, o contrário do chamado 'jeitinho brasileiro'.
Assinale a alternativa correta:
RESPOSTA: e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA 02.03.22