"... A família para ser completa,deve compor-se de escravos e indivíduos livres com efeito, a propriedade uma parte integrante da família, pois os objetos de necessidade é impossivel viver bem não se saberia, pois conceber lar sem certos instrumentos (escravos).
Ora entre os instrumentos, uns são animados outros vivos....
Qual argumento de Aristóteles para defender a escravidão?
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SEGUNDO ARISTÓTELES
Alguns pretendem que o poder do senhor È contra a natureza, que se um È escravo, e
o outro livre, È porque a lei o quer, que pela natureza n„o h· nenhuma diferenÁa entre eles e
que a servid„o È obra n„o da justiÁa, mas da violÍncia. A famÌlia, para ser completa, deve
compor-se de escravos e de indivÌduos livres. Com efeito, a propriedade È uma parte
integrante da famÌlia, pois sem os objetos de necessidade È impossÌvel viver e viver bem.
N„o se saberia pois conceber um lar sem certos instrumentos. Ora, entre os instrumentos,
uns s„o inanimados, outros vivos... O escravo È um instrumento vivo. Se cada instrumento
pudesse, por uma ordem dada ou pressentida, executar por si mesmo seu trabalho, como as
est·tuas de DÈdalo ou os tripÈs de HefaÌstos, que segundo Homero, dirigiam-se em marcha
autom·tica, ‡s reuniıes dos Deuses, se as navetas tecessem sozinhas... ent„o os chefes da
famÌlia dispensariam os escravos... O escravo È uma propriedade que vive, um instrumento
que È homem. H· homens assim feitos por natureza? Existem homens inferiores, tanto
quanto a alma È superior ao corpo, e o homem ao bruto; o emprego das forÁas corporais È o
melhor partido a esperar do seu ser; s„o escravos por natureza... ̇til aos prÛprios escravos,
a escravid„o È justa.î AristÛtele
Alguns pretendem que o poder do senhor È contra a natureza, que se um È escravo, e
o outro livre, È porque a lei o quer, que pela natureza n„o h· nenhuma diferenÁa entre eles e
que a servid„o È obra n„o da justiÁa, mas da violÍncia. A famÌlia, para ser completa, deve
compor-se de escravos e de indivÌduos livres. Com efeito, a propriedade È uma parte
integrante da famÌlia, pois sem os objetos de necessidade È impossÌvel viver e viver bem.
N„o se saberia pois conceber um lar sem certos instrumentos. Ora, entre os instrumentos,
uns s„o inanimados, outros vivos... O escravo È um instrumento vivo. Se cada instrumento
pudesse, por uma ordem dada ou pressentida, executar por si mesmo seu trabalho, como as
est·tuas de DÈdalo ou os tripÈs de HefaÌstos, que segundo Homero, dirigiam-se em marcha
autom·tica, ‡s reuniıes dos Deuses, se as navetas tecessem sozinhas... ent„o os chefes da
famÌlia dispensariam os escravos... O escravo È uma propriedade que vive, um instrumento
que È homem. H· homens assim feitos por natureza? Existem homens inferiores, tanto
quanto a alma È superior ao corpo, e o homem ao bruto; o emprego das forÁas corporais È o
melhor partido a esperar do seu ser; s„o escravos por natureza... ̇til aos prÛprios escravos,
a escravid„o È justa.î AristÛtele
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