A família das gramíneas (Poaceae) apresenta também uma grande quantidade de espécies que se tornaram invasoras no Brasil, especialmente os capins de origem africana, trazidos para a formação de pastagens, tais como Hyparrhenia rufa (Nees), Stapf (capim-jaraguá), Urochloa spp. (braquiárias), Panicum maximum Jacq. (capim-colonião) e Melinis minutiflora Beauv. (capim-gordura) (MATOS e PIVELLO, 2009). As invasoras são aquelas plantas que germinam em locais e etapas onde não são bem-vindas, causando geralmente interferências na atividade de produção.
Levando em conta o texto acima, qual alternativa mostra as formas de controle das plantas invasoras?
Escolha uma:
a. Retirada manual e aplicação de herbicidas. Correto
b. Pulverizações com fungicidas sistêmicos.
c. Retirada manual e controle biológico de insetos.
d. Aplicação de adubos.
e. Aplicação de inseticidas sistêmicos em períodos regulares.
As plantas
Soluções para a tarefa
RETIRADA MANUAL E APLICAÇÃO DE HERBICIDAS
A resposta correta é letra A.
Vamos julgar os itens a seguir:
a. Retirada manual e aplicação de herbicidas. - Correto, dessa forma podemos focalizar as ações apenas naquelas plantas invasoras sem alterar as plantas que queremos que perdurem.
b. Pulverizações com fungicidas sistêmicos. - Incorreta, dessa maneira todas as plantas seriam afetadas, apenas matando os fungos e não eliminando as espécies vegetais invasoras.
c. Retirada manual e controle biológico de insetos. - Incorreta, a retirada manual tudo bem, mas o controle biológico de insetos não produzirá uma boa mudança na diminuição dessa espécie invasora.
d. Aplicação de adubos. - Incorreta, isso provocará o efeito contrário ao desejado.
e. Aplicação de inseticidas sistêmicos em períodos regulares. - Incorreto, mais uma atitude que atingiria todas as plantas, não selecionando as preferencias em detrimento às outras.