A falta de orientação é um dos principais obstáculos a prevenção de doenças e de complicações decorrentes das mesmas e acarreta um alto custo para a saúde pública. A educação em saúde para as pessoas, realizada pelo farmacêutico, pode proporcionar um maior esclarecimento à população. Diante disso, disserte sobre as ações de educação que podem ser adotadas pelo farmacêutico, tendo em vista a promoção da saúde
Soluções para a tarefa
O farmacêutico em parceria com os órgãos públicos de todas as esferas e as empresas privadas pode promover eventos de conscientização sobre o uso e medicamentos, alertando o público sobre os riscos da auto prescrição medicamentosa, problema esse que causa milhões de mortes todos os anos.
É interessante que o farmacêutico explane bem sobre a resistência bacteriana criada pelo uso errado de antibióticos e outros diversos fatores que causam efeitos colaterais nas pessoas que se automedicam.
Resposta:
Explicação:
Divulgação de campanhas e palestras sobre o uso racional de medicamentos, mudança de hábitos para melhora da qualidade de vida; identificação de problemáticas da comunidade em relação à informação em saúde; palestras sobre uso inadequado dos medicamentos, prevenção a doenças, formas de administração correta, prazo de validade, etc. Incentivar na comunidade a visão das farmácias/drogarias como estabelecimento de saúde, por meio do qual poderá buscar orientação de um profissional de saúde.