A falta de irrigação sanguínea do miocárdio e o infarto estão diretamente relacionados com
a) o relaxamento excessivo da artéria aorta, que fica repleta de sangue venoso.
b) uma obstrução ou estreitamento das artérias coronárias, que levam sangue ao coração.
c) a diminuição da frequência cardíaca durante o repouso.
d) uma alimentação pobre em gorduras e sais minerais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b)
Explicação:
O sangue venoso não passa pela artéria aorta. Além disso, a diminuição da frequência cardíaca, durante o repouso ou não, não tem relação direta com o infarto. Uma alimentação pobre em gorduras, ao contrário do que se afirma na alternativa IV, é importante na prevenção do infarto. O infarto do miocárdio tem relação direta com obstrução ou estreitamento das artérias que levam sangue ao coração, pois o fluxo sanguíneo (irrigação) do tecido cardíaco fica prejudicado.
A falta de irrigação sanguínea do miocárdio e o infarto estão associados a processos de obstrução com as artérias coronárias, tidas como as artérias responsáveis por irrigar o coração, com nutrientes e oxigênio (Alternativa B).
A irrigação do coração se dá a partir de artérias específicas, que compreendem os vasos sanguíneos que chegam ao coração.
Durante uma situação de infarto do miocárdio, seja por motivos ambientais ou fisiológicos, ocorre a obstrução destes canais, impedindo as células de receberem nutrientes e oxigênio, ocasionando a morte celular.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/42674993