A falta de estabilidade no mundo moderno, assunto abordado amplamente pelo sociólogo Zygmunt Bauman, trata de um fenômeno específico, designado pelo autor como:
Escolha uma:
a. Fenômeno de passividade
b. Fenômeno de progressividade
c. Fenômeno de instabilidade
d. Fenômeno de ignorância Incorreto
e. Fenômeno de liquidez
Soluções para a tarefa
Alternativa E) Fenomeno da Liquidez
O autor coloca em suas obras uma visão que diferente de antigamente, onde as pessoas projetavam sua vida, iam conquistando e construindo suas vidas, atualmente não há mais esse planejamento. O autor fala que a própria velocidade da transformação é tão grande, que nem mesmo a transformação somos capazes de perceber em nosso tempo.
Antigamente – tomando o conceito de sólido da física e da química – poderia se estruturar o futuro, se criar relações, tomar decisões e se viver para o “a longo prazo”. A grande característica dos sólidos é isso: a estrutura cristalina (ligações tão fortes que ocorrem entre os átomos que eles se encaixam de maneira – devido à alta polaridade de suas moléculas – que tirar esses átomos delas e desfazer o solido chega a exigir altíssimas temperaturas e uma alta pressão. Mudar exigia grandes forças e pressões.
Atualmente, com a globalização e a transformação das relações, dos valores, da cultura, dos meios de transporte e comunicação decorrentes do desenvolvimento do capitalismo, tudo pode ser instantaneamente percebido, mesmo que ocorra no lugar mais distante do mundo. Não há como fazer projeções de longo prazo pois o próprio sistema econômico varia abruptamente, podendo haver uma perda de milhões de dólares de um dia para outro, como foi com a crise de 29 ou a de 2008 nos EUA.
Sente com uma pessoa mais velha, sua avó ou seu avô por exemplo, e ouça – o/a contar a historia da vida dela. Do que foi, dos planos que teve, das mudanças (e em como é difícil mudar) e perceba as diferenças do seu modo de pensar, de ver o mundo, de se comunicar, se relacionar...
É a liquidez. Assim como a água, conforme mudam – se os valores, os espaços, o tempo, buscamos novas formas para acompanhar essas mudanças.