A falta de educação das pessoas no trânsito brasileiro está ficando cada vez mais percebida e assim podendo levar até em trágicos acidentes e mones. A cada ano que se passa, o número de casos de violências no trânsito vai aumentando, fazendo com que ocorram discussões e até mesmo acidentes envolvendo inocentes. Segundo uma pesquisa realizada atualmente, esses números aumentando desde o ano de 2010 e acontecendo em todos os estados do país. Na maioria das vezes esses casos são mais registrados nas capitais, que é onde tem mais tráfego de veículos, e assim, podendo acontecer com mais frequência. A imprudência presente nos motoristas, às vezes é causada pelas horas no trânsito e questões de problemas do dia levando o motorista a agir de forma que coloque em risco a vida dele (a) e de outras pessoas. Mas nem sempre são esses os motivos que levam os motoristas a agirem assim. As vezes a falta de educação é maior que qualquer outra coisa, por exemplo: deixar de ligar a seta indicando mudança de faixas, não respeitar o outro motorista ou até mesmo não saber esperar algumas horas preso no trânsito, entre outros motivos A solução para esse problema seria aumentar o número de fiscalizações nas estradas e o aumento de policiais, para nesses casos ele estarem mais perto do acontecido
Considerando a leitura dos textos motivadores I, redija um texto dissertativo, na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: O IMPASSE DA EDUCAÇÃO DO TRANSITO NO BRASIL. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos . Selecione, organize e relacione, de forma coerente os argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
(POR FAVOR ME AJUDEM!!!!)
Soluções para a tarefa
O resultado mais sublime da educação é a tolerância?. essa frase, da escritora hellen keller, demonstra que o respeito ao próximo é fruto da educação. contudo, percebe-se que no trânsito não há consideração com o outro cidadão. segundo dados da oms, o brasil é o país com o maior número de acidentes no tráfego. desta forma, se faz premente notar o sentimento de superioridade e o resultado da má educação no trânsito.
No contexto atual, deve-se notar o individualismo. no trânsito, os cidadãos querem sempre estar certos e não se importam com os outros indivíduos. um caso que demonstra isso ocorreu no paraná, uma jovem ao descer do carro para discutir sobre uma infração, foi atropelada três vezes pelo o outro motorista. essa situação reportada pelo g1 revela o quanto o individualismo está presente no tráfico e que o sentimento de empatia pelo o outro ser humano ficou em segundo plano. assim, torna-se evidente que o sentimento de superioridade é o principal motivo para o impasse da educação no trânsito.
Assim, em vista da má educação no trânsito, tornam-se inevitáveis acidentes e brigas na malha rodoviária brasileira. segundo dados da datasus, 90% dos acidentes é causado por falhas humanas. desta forma, percebe-se que no brasil os cidadãos se tornaram reféns deles próprios, na qual reina a lei do mais forte. assim, motos, ciclistas e pedestres enfrentam lutas diárias contra os pequenos espaços oferecidos a eles entre carros, ônibus e caminhões para conseguir chegar ao seu destino.
Em vista desses fatos, tornam-se necessárias medidas para reverter a situação. assim, o papel da mídia e o ministério do trânsito se faz fundamental para criar campanhas que visem à conscientização da população através de propagandas e panfletos. além disso, é essencial a ação da secretária municipal de trânsito para fiscalizar e aplicar multas para quem infligir à lei e aqueles que agem desarmonicamente nas ruas brasileiras. é preciso, também, ação da sociedade em tratar o próximo com empatia, ao se colocar no lugar do outro, a população irá ter mais educação.