Sociologia, perguntado por hacklot31, 6 meses atrás

“A falta de coesão em nossa vida social não representa, assim, um fenômeno moderno. E é por isso que erram profundamente aqueles que imaginam na volta à tradição, na certa tradição, a única defesa possível contra nossa desordem. Os mandamentos e as ordenações que elaboraram esses eruditos são, em verdade, criações engenhosas de espírito, destacadas do mundo e contrárias a ele. Nossa anarquia, nossa incapacidade de organização sólida não representam, a seu ver, mais do que uma ausência da única ordem que lhes parece necessária e eficaz. Se a considerarmos bem, a hierarquia que exaltam é que precisa de tal anarquia para se justificar e ganhar prestígio” HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.



Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Junior são intelectuais da chamada “Geração de 1930”, primeiro momento de sistematização da sociologia no Brasil, voltado para o conhecimento metódico da nossa sociedade. Sobre as características dessa geração, considere as afirmativas a seguir:



I- Criticam o processo de modernização e defende a preservação das raízes rurais como o caminho mais desejável para a ordem e o progresso da sociedade brasileira.

II- Denunciam a visão hierárquica e autoritária das elites brasileiras.

III- Exaltam a produção intelectual erudita e escolástica dos bacharéis como instrumento de transformação social.

IV- Analisam a formação da sociedade brasileira tendo em vista a sobrevivência de características históricas.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II e III, apenas.
b. I e III, apenas.
c. II e IV, apenas. Correto
d. I e IV, apenas.
e. II, III e IV, apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por tesourariamontserrat
0

Resposta:

C - II e IV, apenas.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Respondido por celiomarteo
0

Resposta:

II e IV, apenas.

Explicação:

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

Perguntas interessantes