Geografia, perguntado por dannyyesantos3199, 1 ano atrás

A fala da presidenta Dilma Rousseff e do professor Shadrack Gutto destacam um débito histórico com a população negra do Brasil e da África do sul. A que se refere esse débito?

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
35
Olá, 

   A ex-presidente do Brasil Dilma Rousseff e Shadrack Gutto falam sobre a forma como foram colonizados estes países e como isso acarretou em diversos problemas para população negra neles residentes, a fala de dívida se refere aos roubos e falta de oportunidades que essas populações tiveram e que até hoje continuam a ter.
 
  No Brasil basta voltarmos no tempo para entender o contexto da fala: Vários foram os povos Africanos trazidos ao Brasil para serem feitos de escravos, ora esta era a principal mão de obra dos senhores, estes escravos eram separados de suas famílias, de suas culturas, de seu lares e tinham que aqui servirem na casa grande, a história de escravidão já conhecemos. A parte menos comentada é que quando a abolição chega ao Brasil, estes milhares de escravos encontram-se de mãos atadas, longe de seu país de origem e sem onde ficar, o Brasil impõe uma política de imigração onde alemãs, espanhóis e etc são atraídos para o Brasil para trabalhar de forma assalariada, já que ninguém queria contratar o preto.
  
 África do Sul foi totalmente invadida, terras tomadas, riquezas levadas para o exterior e o povo ainda feito de escravo em suas próprias terras. Com tantas perdas, o povo desta região ainda não conseguiu se recuperar dos impactos que lhe foram causados.

 Faz mais de 100 anos que estas coisas ocorreram, mas se olharmos para estas populações podemos notar que o legado destes roubos ainda são notórios, existem menos oportunidade para estas populações e por isso uma dívida do povo Europeu.
  
Perguntas interessantes