História, perguntado por joazinalemosdaCruz, 4 meses atrás

a. Faça uma descrição da charge​

Soluções para a tarefa

Respondido por eloildo31
0

Resposta:

Explicação:

Charge (português brasileiro) ou caricatura (português europeu) é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.

Muito utilizadas em críticas políticas no Brasil. Apesar de ser confundido com cartoon (ou cartum), que é uma palavra de origem inglesa, ao contrário da charge, que sempre é uma crítica contundente ligada a temporalidade, o cartoon retrata situações mais corriqueiras do dia-a-dia da sociedade. Mais do que um simples desenho, a charge é uma crítica político-social onde o artista expressa graficamente sua visão sobre determinadas situações cotidianas através do humor e da sátira. Para entender uma charge, não é preciso ser necessariamente uma pessoa culta, basta estar ao par do que acontece ao seu redor. A charge pode ter um alcance maior do que um editorial, por exemplo, por isso a charge, como desenho crítico, é temida pelas pessoas com poder. Por isso que quando se estabelece censura em algum país, a charge pode ser o primeiro alvo dos censores.

O termo charge vem do francês charge que significa carga, exagero ou, até mesmo ataque violento (carga de cavalaria). Isto significa aqui uma representação pictográfica de caráter, como diz no primeiro parágrafo, burlesco e de caricaturas.

É um cartum que satiriza um certo fato, como ideia, acontecimento, situação ou pessoa, envolvendo principalmente casos de caráter político que seja de conhecimento do público.

As charges foram criadas no princípio do século XIX (dezenove), por pessoas opostas a governos ou críticos políticos que queriam se expressar de forma jamais apresentada, inusitada. Foram reprimidos por governos (principalmente impérios), porém ganharam grande popularidade com a população, fato que acarretou sua existência até os tempos de hoje.

A História da Primeira Charge

A primeira charge foi criada em 1800epouco por Charge Chapolin e ela contava a estória do Mickey conversando com Poppeye (E eu acho que o Mickey nem existia, muito menos o Poppeye). Então Charge Chapolin foi o criador dos dois, não foi o Walt Disney e muito menos o cara que criou o Poppeye, que eu não faço a mínima ideia de quem seja. Então, continuando... A charge falava sobre o preço do espinafre, então Mickey disse:

- Ah! Isso não é nada! Eu sou rico!

- Um rato? Rico? Oxe... Agora eu já vi de tudo...

Aí o Poppeye olha pra Mickey com um olhar desconfiado com seu olho só e seu cachimbo na boca.

Daí toca a musiquinha do Zorra Total.

Depois do grande sucesso da charge, todo mundo começou a copiar o Charge Chapolin.

Tchiquitchka.....

Infelizmente não temos imagens dessa charge, pois ela foi queimada junto com outros trabalhos de Charge Chapolin, na fogueira junto com o mesmo. Sua morte foi sentenciada em 1800epouco, pouco tempo depois da criação da primeira charge.

O discurso irônico

As charges recorrem a variadas estratégias de discurso para produzir os efeitos cômicos e reflexivos a que se propõem. Na maioria dos casos, apenas algumas técnicas são empregadas em uma mesma produção, mas certos elementos mostram-se frequentes ou mesmo essenciais.

Linguagem visual

Charge de Edmund S. Valtman (1914-2005), satirizando o estilo da oratória de Fidel Castro.

O elemento visual é característica presente em toda e qualquer charge. As codificações visuais proporcionam maior compreensão da crítica que o chargista pretende passar. É claro que, na maioria das vezes, às imagens se alia a linguagem verbal para enriquecer o discurso elaborado.

Perguntas interessantes