Biologia, perguntado por eduardaharb, 1 ano atrás

A extração orgânica é um método amplamente utilizado e o método convencional para extração de DNA. Na primeira etapa, as células são lisadas e os restos celulares são removidos por centrifugação. As proteínas são então desnaturadas utilizando proteases e removidas com solventes orgânicos como fenol, ou uma mistura de 1:1 de fenol e clorofórmio. Os solventes orgânicos precipitam as proteínas, que são separadas do DNA por centrifugação. Na última etapa, o DNA purificado é normalmente recuperado por precipitação utilizando etanol ou isopropanol. O DNA precipitado é comumente ressuspendido em tampão TE ou água bidestilada.
Sobre a extração orgânica de DNA, avalie as asserções:

As limitações deste método são o uso de solventes orgânicos perigosos e seu tempo consumido.


PORQUE


O método exige múltiplas etapas de limpeza com fenol-clorofórmio, além de resíduos no DNA extraído poderem interferir na PCR.


Acerca das asserções apresentadas, assinale a opção correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por camilafortes13
0
Olá!! 

asserção primeira é correta e a segunda é uma explicação correta da primeira.

É um processo de lise celular mecânica, e que deve ser levado em conta a possibilidade a ruptura das moléculas de DNA, portanto esse processo não pode ser muito agressivo, pois o DNA deve ser protegido. 

Portanto como trata-se de um processo que não pode ser muito agressivo há o uso de solventes orgânicos, estes por sua vez são nocivos para a saúde humana, com isso, podendo haver a possibilidade de ficarem vestígios desses solventes na amostra de DNA, sendo isso algo que pode interferir nas técnicas de PCR, pois trata-se um processo longo levando a rendimentos pouco reproduzíveis, e é necessário várias transferências aumentando assim a possibilidade de contaminação da amostra de DNA.

Espero ter ajudado!!!
Perguntas interessantes