Biologia, perguntado por Mayra364, 10 meses atrás

A extração de DNA extranuclear, utilizada em situações nas quais as amostras estão altamente degradadas ou apresentam pequena quantidade de DNA nuclear, permite a identificação de corpos de vítimas envolvidos em casos considerados de impossível solução.

O DNA extranuclear é capaz de ligar um indivíduo a apenas uma das suas linhagens parentais; apesar disso, ainda que a análise de DNA nuclear seja mais informativa, em muitos casos a comparação entre sequências de nucleotídeos de amostras de DNA extranuclear é uma alternativa viável.

Para solucionar casos como os mencionados, busca-se uma correspondência entre o DNA encontrado e o de um parente da vítima, que poderia ser

A
seu pai.

B
seu irmão.

C
sua tia paterna.

D
sua avó paterna.

E
seu avô materno.

Soluções para a tarefa

Respondido por marigiorgiani
0

Para solucionar casos como o mencionado, a correspondência teria que ser com o avô materno. Alternativa E.

Quando se fala em DNA extranuclear refere-se a um DNA que esteja disponível para além do núcleo da célula. Nesse caso, nos animais tem-se o DNA mitocondrial, que está disponível no citoplasma da célula.

Porém, na hora da fecundação de um indivíduo, a mitocôndria do espermatozoide fica para fora do óvulo, de maneira que apenas a mitocôndria materna faz parte da composição do zigoto. Por isso, não é possível encontrar DNA mitocondrial na linhagem paterna, apenas na materna.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/38362637

Anexos:
Perguntas interessantes