A extensão territorial do Brasil foi se ampliando no decorrer de 500 anos de História. As atividades que contribuíram para a expansão das fronteiras do Brasil foram:
( ) Indústrias petroquímicas, automobilísticas e comércio de produtos eletrônicos;
( ) Expedições bandeirantes, trabalho missionário, expansão da pecuária e atividade mineradora;
( ) Turismo nas praias do litoral, atividade pesqueira marítima e comércio de cana-de-açúcar.
Ajudaaaa é para uma prova
Soluções para a tarefa
( ) Indústrias petroquímicas, automobilísticas e comércio de produtos eletrônicos;
(X) Expedições bandeirantes, trabalho missionário, expansão da pecuária e atividade mineradora;
( )Turismo nas praias do litoral, atividade pesqueira marítima e comércio de cana-de-açúcar.
Explicação:
Desde muito tempo, personagens do ambiente colonial extrapolaram a Linha do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes saíram da região paulista em busca de índios, drogas do sertão e pedras preciosas para atender suas demandas econômicas. Ao mesmo tempo, cumprindo seu ideal religioso, padres integrantes da Ordem de Jesus vagaram pelo território formando reduções onde disseminavam o cristianismo entre as populações indígenas.
Por outro lado, a criação de gado também foi de fundamental importância na conquista desses novos territórios. O interesse dos senhores de engenho e da metrópole em não ocupar as terras litorâneas com a pecuária possibilitou que outras regiões fossem alvo dessa crescente atividade econômica. Paralelamente, o próprio desenvolvimento da economia mineradora também fundou áreas de domínio português para fora das fronteiras originais.
Para que esses fenômenos espontâneos fossem reconhecidos, autoridades portuguesas e espanholas se reuniram para criar novos acordos fronteiriços. O primeiro foi firmado pelo Tratado de Utrecht, em 1713. Segundo este documento, os espanhóis reconheciam o domínio português na colônia de Sacramento. Insatisfeitos com a medida, os colonos de Buenos Aires fundaram a cidade de Montevidéu. Logo em seguida, os lusitanos criaram o Forte do Rio Grande, para garantir suas posses ao sul.