A extensão da Planície Amazônica é diferente para os dois geógrafos.
A mais extensa área de “terras baixas” brasileiras está situada na Amazônia. Antigamente todo esse conjunto de terras baixas era classificado pelos especialistas em relevo como “Planície Amazônica” (veja o mapa de Azevedo). No entanto, sabemos hoje que a planície propriamente dita ocupa apenas uma pequena parte dessa área, estendendo-se pelas margens (várzeas) do rio Amazonas e de seus afluentes, como mostra o mapa de Jurandyr Ross. Ao redor dela aparecem vastas extensões de baixos-platôs, ou baixos planaltos sedimentares e vastas depressões.
a)Explique por que houve a mudança na classificação do relevo da Amazônia (e na verdade, de todo o Brasil).
b)O que é “planície” na atual classificação?
URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Explique por que houve a mudança na classificação do relevo da Amazônia (e na verdade, de todo o Brasil).
Atualmente, a classificação do relevo mais aceita na Geografia é a proposta por Jurandyr Ross, que se baseou nos estudos geomorfológicos do Brasil realizados até aquele momento (1995), principalmente nas obras de Aziz Nacib Ab'Saber e no projeto RadamBrasil, que realizou um levantamento e mapeamento sistemático dos recursos naturais brasileiros com o auxílio de imagens aéreas. Essa classificação utilizou como critérios o processo de formação das formas de relevo, o nível altimétrico e a estrutura geológica do terreno. De acordo com essa classificação, o relevo brasileiro pode ser dividido em 28 unidades, sendo elas áreas de:
Planaltos: Áreas de médias a altas altitudes, com superfícies irregulares e predomínio de processos de erosão. De acordo com essa classificação, as áreas de planalto no Brasil constituem onze unidades do relevo: Planalto da Amazônia Oriental, Planalto da Amazônia Ocidental, Planalto e Chapadas da Bacia do Parnaíba, Planalto e Chapadas da Bacia do Paraná, Planaltos Residuais Norte-amazônicos, Planaltos Residuais Sul-amazônicos, Planaltos e Chapadas dos Parecis, Planalto da Borborema, Planalto sul-rio-grandense, Planalto e Serras do Atlântico Leste, Planaltos e Serras de Goiás-Minas, Serras Residuais do Alto Paraguai.
Planícies: Superfícies, geralmente planas e de baixa altitude, formadas a partir do acúmulo de sedimentos de origem marinha, lacustre ou fluvial. Segundo essa classificação, o país possui seis áreas de planície: Planície do Rio Amazonas, Planície do Rio Araguaia, Planície e Pantanal do Rio Guaporé, Planície e Pantanal do Rio Paraguai ou Mato-grossense, Planície das Lagoas dos Patos- Mirim, Planícies e Tabuleiros Litorâneos.
Depressões: Áreas formadas a partir de processos erosivos nas áreas de contato entre as bacias sedimentares (material menos resistente) e os maciços cristalinos (material mais resistentes). Nessa classificação, o Brasil possui onze unidades de depressões: Depressões Marginal Norte-amazônica, Depressão Marginal Sul-amazônica, Depressão do Araguaia, Depressão Cuiabana, Depressão do Alto do Paraguai-Guaporé, Depressão do Miranda, Depressão Sertaneja e do Rio São Francisco, Depressão do Tocantins, Depressão Periférica da Borda Leste da Bacia do Paraná e Depressão Periférica Sul-rio-grandense.
b)O que é “planície” na atual classificação?
É uma superfície plana, com altitude inferior a 100 metros, formada pelo acúmulo de sedimentos de origem marinha, fluvial e lacustre. A planície Amazônica que na classificação de Aroldo de Azevedo e Aziz Ab'Saber ocupava cerca de 2 milhões de km², ocupa na classificação atual cerca de 100 mil km²
Explicação: A planície está dividida dessa forma:
Planície Amazônica
Estende-se pela bacia sedimentar situada entre os planaltos das Guianas ao norte e o Brasileiro ao sul, a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico a nordeste.
Divide-se em três partes: várzeas, que são as áreas localizadas ao longo dos rios, permanecendo inundadas por grande parte do ano; tesos, regiões mais altas, inundáveis apenas na época das cheias; e firmes, terrenos mais antigos e elevados, que se encontram fora do alcance das cheias.
Planície do Pantanal
Ocupa a depressão onde corre o rio Paraguai e seus afluentes, na região próxima à fronteira do Brasil com o Paraguai. Nela ocorrem grandes enchentes na época das chuvas, transformando a região num grande lago.
Planície do Pampa
Também denominada Gaúcha, ocupa a região sul do estado do Rio Grande do Sul e apresenta terrenos ondulados, conhecidos como coxilhas.
Planície Costeira
Estende-se pelo litoral, desde o estado do Maranhão na região Nordeste, até o estado do Rio Grande do Sul, numa faixa de largura irregular. Em alguns trechos da região Sudeste os planaltos chegam até a costa, formando um relevo original, as chamadas falésias ou costões.
Resposta:
O objetivo era de proporcionar o diálogo e impedir conflitos entre os países por questões políticas, econômicas ou culturais. A declaração teve por base os direitos essenciais à vida e a liberdade e o reconhecimento da pluralidade como meio de combater ações discriminatórias.
Explicação:
Acho que é isso!!!