Português, perguntado por lucioliveira22, 1 ano atrás

A expressão processos de formação de palavras é tradicionalmente usada para designar os fenômenos morfológicos derivacionais e aqueles que envolvem composição de palavras. Nas gramáticas tradicionais, esses processos abarcam alguns fenômenos que dão origem a novos lexemas.

Com base nessa informação, julgue as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(   ) A chamada derivação sufixal constitui um processo morfológico caracterizado pela inserção de afixos ao final de um vocábulo.

(   ) A composição por justaposiçãocaracteriza-se pela alteração nas propriedades fonológicas das palavras envolvidas no processo.

(   ) A derivação regressiva pode ser classificada como um fenômeno morfológico, pois envolve alteração na forma da palavra, por meio de redução.

(   ) A derivação imprópria, ou conversão, difere-se dos demais tipos de derivação, pois a forma do item lexical resultante é a mesma que a do primitivo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Alternativas:

a)

V – F – V – V

b)

V – F – F – V

c)

V – V – F – F

d)

V – F – V – F

e)

V – V – V – V

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
4

Alternativa A.

V - F - V - V

(Verdadeiro) A chamada derivação sufixal constitui um processo morfológico caracterizado pela inserção de afixos ao final de um vocábulo.

> O afixo que aparece depois do radical é chamada de sufixo.

(Falso) A composição por justaposição caracteriza-se pela alteração nas propriedades fonológicas das palavras envolvidas no processo.

> No processo de justaposição, não há perda nem alteração de fonemas, como em "girassol" ou "passatempo".

(Verdadeiro) A derivação regressiva pode ser classificada como um fenômeno morfológico, pois envolve alteração na forma da palavra, por meio de redução.

> Na derivação regressiva, há redução do vocábulo. Ocorre quando substantivos são formados a partir de verbos. Como em:

beijar - beijo

perder - perda

(Verdadeiro) A derivação imprópria, ou conversão, difere-se dos demais tipos de derivação, pois a forma do item lexical resultante é a mesma que a do primitivo.

> Na derivação imprópria, ocorre apenas mudança na classe gramatical da palavra, mas ela se conserva igual. Geralmente, está ligado a substantivação, como em:

"o jantar", "o azul"

Respondido por polianeabreusl
1

Resposta:

A) V F V V

Explicação:

Perguntas interessantes