A expressão “obsolescência programada” descreve uma prática de empresas que, intencionalmente,
fabricam e vendem produtos que estragam rápido ou logo saem da moda. Com isso, essas empresas
forçam o consumidor a sempre comprar a nova geração de seus produtos. Escreva um pequeno parágrafo respondendo: a quem a obsolescência programada beneficia? Qual o impacto que esse modo de
fabricar produtos exerce sobre o meio ambiente em relação à extração dos recursos ao seu descarte?
E por que este modo de produção não é sustentável? (5 a 10 linhas).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Observou-se que produtos duráveis desfavoreciam a economia, pois reduziam o consumo. Entre os economistas norte-americanos, tornou-se popular o jargão “Um produto que não se desgasta é uma tragédia para os negócios”.
O consenso entre os especialistas em tecnologia e mercado consumidor é estabelecer campanhas de contenção do consumo desenfreado, bem como a adoção de medidas que visem ao combate à obsolescência programada por parte dos fabricantes. Isso porque tal processo pode trazer sérios danos ao meio ambiente, uma vez que mais consumo gera mais lixo, que tem de ser descartado, agredindo, assim, o meio natural
A obsolescência programada beneficia aqueles que dominam a pirâmide econômica, ou seja, os grandes empresários.
Neste aspecto, o consumo acaba sendo uma válvula de escape utilizada pela indústria cultural para coagir o indivíduo através dos veículos de publicidade e marketing.
Exemplos de consumismo:
- A troca de celulares anualmente mesmo sem maiores necessidades;
- A compra de roupas e joias para ostentação;
- A necessidade de sempre atualizar algo que ainda poderia ser utilizado, entre outros.
Por fim, o preservacionismo pode ser entendido como como uma corrente de pensamento que está interligada aos recursos naturais disponíveis no nosso planeta e como sua utilização deve estar relacionada com a sustentabilidade, ou seja, essa corrente está diretamente relacionada com as diferentes formas de proteção ao meio ambiente.