Filosofia, perguntado por muriloturozi, 9 meses atrás

. A expressão maquiavélico é o pejorativo do que na filosofia de Maquiavel, equivale a qual comportamento do governante: *
1 ponto
a) Estratégia Política.
b) Coragem e força, como a raposa e o leão.
c) A capacidade de manter sua palavra a qualquer custo, mesmo que para isso perca o poder.
d) A devoção ao valores da tradição.
2. Maquiavel colocou uma teoria e técnica política que se baseava no: *
1 ponto
a) Realismo e Utilitarismo, ele partiu do comportamento real dos grandes governantes para elaborar um livro que serviria como manual de governo.
b) Idealismo e utilitarismo, deveríamos ter ideais, como na filosofia política grega e medieval para podermos nos orientar na vida pública.
c) Poder papal, onde a política deveria ser dirigida por um rei da igreja.
d) Governo do povo, que escolheria seu governante democraticamente.

Soluções para a tarefa

Respondido por SuDaniel
52

1) A

Lembre-se sempre, maquiavélico não é necessariamente quem engana, mas para Maquiavel, era preciso ter estratégia para conseguir permanecer no poder;

2) A

Maquiavel se baseou nos seus conhecimentos práticos para elaborar um manual de político que partia da realidade.

Certo no Google Classroom.

Respondido por EduardoPLopes
12

1 - É correta a alternativa A, já que para Maquiavel o bom governante era aquele que conseguia conduzir a sociedade apesar dos instintos naturalmente destrutivos dos seres humanos.

Não era necessariamente o mais corajoso ou forte pois a política envolvia também a enganação e as mentiras, de modo que o bom governante não necessariamente seria também o que agisse de forma mais moralmente desejável.

2 - É correta a alternativa A, já que a filosofia política de Maquiavel era fortemente prática. Não via a política como uma ciência que deveria ser guiada por ideias ou por uma moral cristã, mas sim pelo cálculo frio e pela análise de cada situação. Maquiavel reconhecia até mesmo a possibilidade de que, para fazer um bom governo, o governante mentisse, roubasse e até mesmo assassinasse quem fosse necessário, rompendo com a moral comum em nome de uma "moral política", prática.

Perguntas interessantes