A expressão “Glasnost” significa algo próximo de “transparência” e foi aplicada por Gorbachev no âmbito político. O sentido da Glasnost, no contexto do fim da Guerra Fria, indicava:
Soluções para a tarefa
Glasnost
Juntamente com a política da Perestroika foi desenvolvida a Glasnost, que em russo significa transparência. A política tinha como objetivo aproximar a população das decisões políticas realizadas pelo governo, anteriormente controlada pelos burocratas do país.
Assim, a população passou a ter maior participação política e liberdade de se manifestar. Essa política também tinha a proposta de combater com a corrupção dentro do Estado. Entre as medidas geradas pela Glasnost estavam:
• Fim do sistema de partido unitário;
• Liberdade religiosa;
• Fim da censura aos artistas e jornais;
• Anistia aos presos políticos;
• Desmilitarização da política externa;
Apesar da tentativa de abertura política, a Glasnost acabou por contribuir para intensificar a instabilidade social e os conflitos internos causados por insatisfação econômica. Estes fatores foram outros pontos que levaram a queda do país.
Resposta:
A transparência no processo de abertura política, passando de um sistema fechado, centrado no Partido Comunista, para um sistema com proeminência democrática.
Explicação:
A palavra glasnost tem por significado transparência e foi utilizada para representar o processo de abertura política que pretendia Gorbatchev e o grupo de burocratas soviéticos que o auxiliava. Era uma tentativa de dar um pouco de transparência aos mecanismos de decisão política da URSS, rigidamente controlada pela nomenklatura, a classe de burocratas que controlava a sociedade soviética.