Biologia, perguntado por ElisabeteXavier6166, 1 ano atrás

A expressão de um gene produziu um polipeptídio normal. A partir desse gene, ocorreram mutações em células cultivadas em três tubos de ensaio diferentes, que resultaram em três moléculas distintas: 1, 2, e 3. •  Polipeptídio normal: leucina – prolina – histidina – arginina – serina – valina – glicina – alanina •  Polipeptídio mutante 1: leucina – leucina – histidina – arginina – treonina – valina – glicina – alanina •  Polipeptídio mutante 2: leucina – prolina – isoleucina – valina – valina – leucina – valina – leucina •  Polipeptídio mutante 3: leucina – prolina – histidina – prolina – serina – valina – glicina – alanina a) Considerando apenas a sequência de aminoácidos fornecida, quantos códons do RNA foram necessários para sintetizar cada polipeptídio? Justifique sua resposta. b) Considerando as proteínas resultantes, qual das mutações resultou de uma provável deleção? Justifique sua resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por eaoboeing
12
Olá, 

Vamos começar do básico. 

O que é a síntese de proteínas? É o processo em que a célula gera substâncias que mantém suas funções vitais ativas.

As etapas para que isso ocorra são as seguintes:

DNA sendo Transcrito para RNA (também chamado de transcrição), e após RNA sendo Traduzido para Proteína (também chamado de tradução). 

A) Na primeira etapa, ou seja, na etapa de Transcição, o DNA "se abre" em um pedaço específio, e uma proteína transcreve aquele segmento de DNA para um segmento de RNA. Esse segmento de RNA então é chamado de RNA mensageiro (RNAm).

Nesse momento, o RNAm apresenta trincas de nucleotídeos que correspondem a um determinado aminoácido, essas trincas são chamadas de Códons. Sabe-se que mais de um códon pode fazer o mesmo aminoácido, e que há alguns códons responsáveis pelo início e fim da proteína.

B) Na etapa de tradução, o RNAm com o auxílio de outros 2 RNA ( o ribossômico RNAr, e o Transportador RNAt), leva essa sequência de códons. O RNAt leva a sequência compatível de aminoácidos. O RNAr atua como um "moderador de diálogo" entre o RNAm e o RNAt.

Revisado tudo isso, vamos a questão:

a) para sabermos quantos códons são necessário para formar a proteína, basta lembrar que cada códon gera 1 aminoácido, e cada códon é formado por uma trinca de nucleotídeos.

Espero ter ajudado.
Perguntas interessantes