A expressão “cultura de massas”, contudo, foi bastante debatida. Para alguns intelectuais vinculados à chamada Escola de Frankfurt, como Walter Benjamin (1982-1940) e Theodor Adorno (1903-1969), o que se convencionava chamar de cultura de massa seria mais bem condensado na expressão “indústria cultural”. Eles argumentavam que, chamando esse fenômeno de “cultura de massa”, ficava-se com a impressão de que a massa tinha alguma participação efetiva na produção dos símbolos culturais. Para eles, a produção em larga escala de símbolos culturais para satisfazer a sociedade do consumo levava a uma estandartização e a uma padronização da vida e da sensibilidade das pessoas".
TEDESCO, Alexandra Dias Ferraz. História Contemporânea – do século XX ao XXI. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019.
Com base nas informações apresentadas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. Ao se retirar o protagonismo do termo "cultura de massa" referindo-se a esta como "indústria cultural" é possível perceber a crítica feita, uma vez que as definições de "cultura" sempre eram feitas e propostas com base em padrões e epistemologia ocidentais dominantes, visando atender demandas de consumo.
PORQUE
II. Especialmente no contexto da segunda metade do século XX havia uma grande lacuna de símbolos, padrões e episteme que não fossem eurocentradas, oriundas de problemas graves tais como a falta de produção significativa oriental e africana.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
5)
Considere o trecho a seguir a respeito da obra de Frantz Fanon:
"Em sua obra mais famosa, publicada em 1952, e intitulada Pele negra, máscaras brancas, Fanon questiona o fato de que a própria esquerda europeia – supostamente dedicada a combater os problemas sociais colocando-se em uma posição emancipatória – não era capaz de fornecer os quadros analíticos necessários para a reflexão em torno do problema racial. Para esse autor, a linguagem deveria ser reformulada a partir da própria experiência da negritude, de modo a viabilizar e efetivar a expressão da questão racial. Enquanto isso não ocorresse, sustentava Fanon, os negros ainda continuariam desejando embranquecer-se para adequar-se à epistemologia dominante".
A respeito dessas informações, analise as afirmativas a seguir:
I. Uma das principais críticas de Fanon direcionava-se a seus próprios pares, que embora emancipatórios persistiam não contribuindo com uma expressão de negritude, o que levava ao sucessivo problema de negros que visavam embranquecerem-se para serem aceitos.
II. Fanon revelou-se um grande peso aos movimentos emancipatórios por apontar o contraditório dentro do próprio movimento de esquerda, o que levou a seu enfraquecimento.
III. Segundo Fanon, a falta de uma episteme propriamente baseada na vivência negra levava essas populações ao processo de embranquecimento, que caminhava no sentido de harmonia dos povos.
Nesse contexto, é correto o que se afirma apenas em:
Alternativas:
a)
I.
b)
II.
c)
III.
d)
I e III.
e)
II e III.
paulasilva5790:
alguem pode mim ajudar
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Resposta:
A NUMERO 4-A
A NUMERO 5-D
Explicação:
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3
Alguém tem a Av2 de História Contemporânea: séculos XX e XXI?
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