A exposição ao benzopireno é associada ao aumento de casos de câncer. Observe a fórmula estrutural dessa substância:
Soluções para a tarefa
A razão entre o número de átomos de carbono e o de hidrogênio, presentes no benzopireno, corresponde a 5/3.
Adicionei as informações restantes pois a questão está incompleta.
"Com base na fórmula, a razão entre o número de átomos de carbono e o de hidrogênio, presentes no benzopireno, corresponde a:"
Analisando a fórmula estrutural dada na imagem, cada vértice representa um átomo de carbono. Portanto, temos um total de C = 20.
Os traços duplos significam ligação dupla entre carbonos. Como o carbono faz quatro ligações, onde estiver faltando ligações para o carbono, estas são ligações com o hidrogênio. Todos os carbonos que ligam um hexágono a outro possuem quatro ligações. Os outros carbonos possuem três ligações, portanto cada um dos carbonos restantes faz ligação com um átomo de hidrogênio. Logo temos H = 12.
A razão então será:
A fórmula estrutural dessa substância: 5/3.
Vamos aos dados/resoluções:
A química orgânica acaba fluindo como a parte da Química que acaba estudando os compostos do carbono (onde o mesmo é elemento básico). E os compostos orgânicos por sua vez, acabam sendo conhecidos como as substâncias químicas que acabam contendo na sua estrutura Carbono e Hidrogênio, além de outros elementos também.
E quando desenhamos a forma estrutural com a camada de valência do carbono, verificamos 20 átomos de Carbono com 12 de hidrogênio, logo o Benzopireno irá ter uma fórmula molecular: C20 H12.
E ao criar uma razão entre esse números (átomos de carbono . átomos de hidrogênio), teremos:
R = 20/12
R = 5/3.
Para saber mais sobre o assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/21874351
Espero ter ajudado nos estudos e bebam água :)