A exposição a microrganismos e parasitas na infância beneficia o desenvolvimento do sistema imunológico humano. Por outro lado, essa exposição pode desencadear uma resposta imune aumentada, o que resulta em doenças alérgicas e autoimunes. Em alguns países europeus com cultura de extrema limpeza, a incidência de alergia e doenças autoimunes em crianças de até dois anos de idade pode ser até 5 ou 6 vezes maior que naqueles em que há uma menor cultura higienista. Análises metagenômicas indicam que a presença de microrganismos — encontrados em maior frequência em crianças de países com cultura de extrema limpeza — pode produzir substâncias que inibem as respostas imunológicas, enquanto a presença da bactéria Escherichio coli — mais comum em crianças de países com menor cultura higienista —consegue tornar o sistema imune mais eficiente, o que reduz a prevalência de alergias e doenças. VATANEN, T. et al. Variation in Microbiome LPS Immunogenicity Contributes to Autoimmunity in Humans. Cell. n. 165, p. 842-853, 2016 (adaptado). A respeito da temática tratada no texto, avalie as afirmações a seguir. I. Microrganismos de diferentes espécies desencadeiam os mesmos eventos imunológicos, o que favorece o desenvolvimento de respostas imunes mais eficazes. II. Uma maior exposição a determinados grupos microbianos e de parasitas aumenta a capacidade de resposta do sistema imune. III. O processo imunológico é multifatorial por estar associado à composição genética dos indivíduos e a fatores ambientais. IV. Fatores epigenéticos podem resultar em modificações do padrão de resposta É correto apenas o que se afirma em Escolha uma: a. II, III e IV. b. I e III. c. I e IV. d. I, II e III. e. II e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
A exposição a determinados microrganismos é capaz de potencializar a resposta imunológica, no sentido de estimular a produção de anticorpos para determinadas doenças já conhecidas (Alternativa A).
O sistema imune requer o contato com determinados patógenos, para que haja a devida promoção de memória imunológica, uma vez que trata-se de um sistema multifatorial.
Além disso, o processo imunológico é potencializado por fatores epigenéticos, assim como a composição genética associada à fatores ambientais.
raquelbs26p64hrf:
O processo imunológico é multifatorial por estar associado à composição genética dos indivíduos e a fatores
Perguntas interessantes
Filosofia,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
História,
11 meses atrás