"A exploração europeia na Ásia e na África, intensificada na virada do século XIX para o século XX, deveu-se em grande parte aos avanços científicos e tecnológicos do período. Graças ao barco a vapor, os europeus puderam penetrar com maior facilidade pelo interior dos continentes; a descoberta do quinino, alcaloide extraído de arbustos e utilizado como remédio, reduziu o elevado número de mortes por causa da malária, doença que afetava os europeus no seu avanço pelo território africano."
AZEVEDO, Gislaine & SERIACOPI, Reinaldo. História. Ensino Médio. São Paulo: Ática, 2005, p. 335.
É(são) característica(s) desse contexto histórico:
I - a associação entre os interesses econômicos dos governos dos Estados nacionais europeus, das grandes empresas e dos bancos para investir em regiões da África, Ásia e América Latina.
II - a busca das potências imperialistas de assegurar o controle exclusivo tanto das fontes de matérias-primas (ferro, carvão e petróleo) como dos mercados consumidores para seus produtos industrializados.
III - a partilha da África na Conferência de Berlim, que autorizou o retalhamento do território africano em colônias das principais potências europeias da época, como a Grã-Bretanha, a França, a Alemanha e a Bélgica.
IV - a expansão da dominação imperialista para várias regiões da Ásia por parte de países ocidentais.
Está(ão) correta(s):
a) apenas I.
b) apenas II.
c) apenas I, II e III.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.
URGENTE!!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra e
Explicação:
Perguntas interessantes