A exploração e a escravidão dos africanos na América precisava de uma explicação política e moral, afinal, era necessário justificar as causas destas ações e para isso buscavam, a partir de um conjunto de ideias, afirmar a superioridade dos povos europeus e a inferioridade dos povos escravizados. Quatro séculos se passaram e ainda existe os resquícios destes pensamentos no imaginário coletivo sobre a forma do racismo e da discriminação.
Leia a reportagem a baixo publicada no dia 07 de outubro de 2015.
"Dona de 145 anos de história, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, se viu envolta em mais um episódio de racismo. Nesta terça-feira (6), uma pichação em um dos banheiros da Faculdade de Direito da instituição trazia os seguintes dizeres: "Lugar de negro não é no Mackenzie. É no presídio". O caso foi denunciado por alunos nas redes sociais e logo viralizou. A estudante Tamires Gomes Sampaio, diretora do Centro Acadêmico João Mendes Jr., do curso de Direito da Mackenzie, e segunda vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), lamentou que o ato criminoso e racista represente aquilo "que passa na cabeça de muitos que permeiam pelo Mack" (http://www.brasilpost.com.br/2015/10/07/racismo-mackenzie_n_8257842.html Acesso: 08/outubro/2015).
Com base no texto de apoio e na reportagem, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Em 2015 foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial que contribuiu para promover debates e propostas de ações contra a estrutura do racismo.
b)
Na década de 1950, estudos foram realizados para compreender as causas da harmonia racial, o que impedia as práticas de discriminação.
c)
No Brasil, diante da formação social baseada na democracia racial, o racismo tornou-se uma prática obsoleta, ou seja, fora de uso.
d)
O racismo ainda faz parte das relações sociais brasileiras como o resultado da intolerância, da ausência de respeito e da dificuldade de conviver com a diversidade racial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
resposta:letra d
O racismo ainda persiste no Brasil,mesmo que de forma velada
O racismo ainda persiste no Brasil,mesmo que de forma velada
Perguntas interessantes