A exploração dos recursos madeireiros da Amazônia poderia ser realizada de acordo com um conjunto relevante de conhecimentos sobre manejo florestal e ecologia tropical. Nessa área, historicamente, há uma parceria acadêmica com universidades estrangeiras, resultando em pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas dentro de uma relação bastante equilibrada. Seria possível investir em estratégias de manejo florestal, já desenvolvidas e testadas no Brasil, criando cadeias produtivas de produtos madeireiros mais sustentáveis.(Nurit Bensusan. “A arquitetura da destruição: versão tropical”. Le monde diplomatique Brasil, julho de 2019. Adaptado.). A exploração econômica da Amazônia tem sido objeto de debate internacional. O autor do texto: *
a) considera possível conciliar projetos de desenvolvimento com redução de danos ambientais.
b) denuncia a extração de riquezas florestais por empresas internacionais.
c) mostra a inadequação da ação humana sobre a floresta ao longo da história.
d) refere-se à destruição irreversível da cobertura florestal amazônica.
e) manifesta-se contrariamente a uma legislação florestal mais rígida no Brasil.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) considera possível conciliar projetos de desenvolvimento com redução de danos ambientais.
O texto explicita o ponto de vista de um autor que considera possível haver uma conciliação entre os projetos de desenvolvimento econômico e a redução dos danos ambientais, logo, está correta a letra A.
O desenvolvimento sustentável
O autor do texto apresenta ao leitor o conceito de desenvolvimento sustentável, segundo o qual, pode-se obter avanço econômico por meio de ações ambientalmente conscientes.
Para comprovar a sua tese, o escritor defende que a retirada das madeiras para fins econômicos pode ser acompanhada do desenvolvimento de cadeias produtivas de produtos sustentáveis.
Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável em: https://brainly.com.br/tarefa/10160901
#SPJ2