Biologia, perguntado por jamilledanielle3, 9 meses atrás

A exploração da terra pelo agronegócio é responsável pela retirada de cobertura vegetal e exploração dos recursos hídricos pela irrigação ou fechamento de nascentes, por exemplo. COMO O AGRONEGÓCIO PODE CONTRIBUIR PARA ALTERAÇÃO NO CICLO DA ÁGUA?

Soluções para a tarefa

Respondido por melonidavi
3

O agronegócio pode ser prejudicial, neutro ou benéfico ao meio ambiente ao alterar o ciclo da água.

Alterações do ciclo da água que são maléficas ao meio ambiente:

  • Desmatamento: Com o desmatamento, as árvores que transpiram muitos litros de água para a atmosfera, são cortadas a fim de gerar espaço para gado e plantações. Por consequência, os rios aéreos são enfraquecidos e o clima é alterado.
  • Desmatamento: As árvores também descompactam o solo, gerando partículas muito pequenas que armazenam água. Quando as árvores são cortadas, o solo fica desidratado facilmente e as plantas e animais do solo terão mais dificuldade para absorver ou beber água.
  • Compactação do solo: Quando o solo é compactado por maquinas pesadas e/ou por gado, as nascentes de rios são extintas e a água da chuva já não consegue penetrar o lençol freático.
  • Limpeza de locais: Máquinas, currais e indústrias de leite por exemplo, precisam de lavagem constante. Esta água é poluída e pode contaminar o solo e os lençóis freáticos. A poluição inviabiliza a utilização desta água pelos seres vivos.
  • Excesso de "agrotóxicos" e fertilizantes: O excesso de agrotóxicos (ou defensivos agrícolas) e fetilizantes, contaminam os lençóis freáticos e lagos, ou então, especificamente falando de fertilizantes, levam ao desenvolvimento intenso de algas em corpos d'água (eutrofização), levando à morte do ecossistema aquático, inviabilizando a utilização desta água pelos seres vivos.
  • Retirada de cobertura vegetal: A cobertura vegetal absorve água e mantém o solo mais refrigerado. Retirar esta cobertura irá matar os microrganismos com a radiação solar, o que diminui a fertilidade do solo, além de diminuir a quantidade de água absorvida pelo solo, ou seja, a evaporação será mais intensa e os organismos vivos terão menos água para sobreviver, e por consequência transpirarão menos.

Ações que não alteram o ciclo da água:

  • Irrigação: A irrigação não altera o ciclo da água, pois a quantidade de água colocada no solo, será evapotranspirada e novamente voltará aos corpos d'água
  • água para animais: A água será expelida em forma de transpiração ou urina e por isso o ciclo não é alterado.

Alterações do ciclo da água que são benéficas ao meio ambiente

  • Uso de escarificadores e arados: Apesar de matarem os microrganismos do solo e diminuírem a sua estabilidade, os escarificadores e arados descompactam o solo de forma a desagregá-lo, formando partículas muito pequenas que armazenam mais água no solo. Ou seja, os organismos terão mais água para utilizar e transpirarão mais.
  • Plantio: A presença de plantas no ambiente enriquece o solo com matéria orgânica, que armazena água. Além disso, as plantas são ativas no ciclo da água, evaporando muitos litros de água na atmosfera.
  • Plantio de árvores: Armazena massivamente água no solo, enriquece massivamente o solo e libera muitíssimos litros de água na atmosfera.
  • Agroflorestas e Sistemas florestais: Quando se planta em locais onde há árvores (Agrofloresta e Sistema agrossilvicultural), a quantidade de água armazenada no solo é grande, a fertilidade do solo é natural e as doenças e pragas das plantas diminuem naturalmente. Ou seja, utiliza-se menos agrotóxicos, fertilizantes e a irrigação é diminuída.

Conclusão:

Sim. Eu sei que a minha resposta parece falar muito sobre meio ambiente e pouco sobre ciclo da água, mas pense: A simples existência de uma única planta já altera o ciclo da água em uma região. Então tudo está conectado.

Perguntas interessantes