A exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI teve grande importância na história mundial porque A incentivou a exploração metálica em outras regiões do globo, como Austrália e Asia, além de facilitar a Revolução Industrial inglesa. B contribuiu para o declínio do império asteca, além de causar impacto ambiental no litoral da América com a formação de cidades em áreas até então despovoadas. C acelerou a extinção de formas de acúmulo de capital mercantil em escala global, substituindo-o pelo capital industrial e financeiro. D conectou o continente americano com partes do extremo oriente, onde a prata também era explorada, além de atrair grandes contingentes de africanos escravizados ao Caribe. E aumentou a circulação de moeda nas redes mundiais da economia europeia, além de impactar as estruturas sociais indígenas pelo crescimento da exploração de seu trabalho
Soluções para a tarefa
A alternativa que expressa melhor a importância da exploração da prata americana na América Colonial pelos espanhóis, é a letra E).
Análise das Afirmativas Sobre Exploração da Prata Americana
a) Está INCORRETA, pois esta afirmativa está trazendo a Revolução Industrial inglesa, fato que só aconteceu nos séculos XVII e XVIII, enquanto a questão diz respeito da exploração de prata pelos espanhóis no século XVI.
b) Está INCORRETA, pois o litoral da América era povoado sim, e a desestabilização do Império Asteca veio mais pela exploração do ouro, e não da prata.
c) Está INCORRETA, pois o capital industrial e financeiro só surgirá no final do século XVIII por diversos fatores na qual a exploração da prata americana pelos espanhóis no século XVI não tiveram efeito.
d) Está INCORRETA, pois não foi em decorrência da exploração da prata americana que deu-se o contato com o extremo oriente, visto que essa prática já era comum desde a Idade Média.
e) Está CORRETA, pois a prata era utilizada justamente para a prática de cunhagem de moedas. Também temos a desestabilização das estruturas sociais indígenas visto que foi utilizada a mão de obra escrava indígena para realizar a exploração da prata pelos espanhóis.
Saiba mais sobre "Exploração da Prata Americana Pelos Espanhóis" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/42379502
#SPJ4
Resposta:
Explicação:
Alternativa E.
A prata extraída da América era destinada à Espanha, onde era utilizada, prioritariamente, para cunhagem de moedas. Essas remessas impactaram na circulação de dinheiro na Europa, provocando uma onda inflacionária. Também, a extração desse metal, se deu a partir da exploração do trabalho indígena. O uso em larga escala e de forma compulsória da mão de obra indígena, acabou contribuindo para desarticulação do modo de vida e dos padrões culturais estabelecidos nas sociedades locais.
Incorretas:
A alternativa A é incorreta porque a exploração de metais preciosas ia ao encontro dos interesses mercantilista que a caracterizaram a colonização na Idade Moderno. Trata-se ainda de um anacronismo, vincular a exploração da prata à Revolução Industrial.
A alternativa B é incorreta porque a exploração a prata impacta especialmente entre os incas e não na sociedade asteca.
A alternativa C é incorreta porque a exploração da prata deve ser vinculada ao auge e não à extinção das formas de acumulação mercantilistas.
A alternativa D é incorreta porque a exploração da prata na região do atual Peru, impacta na Europa e não no extremo oriente; e, a introdução de africanos escravizados ao Caribe se dá em função do trabalho agrícola e não de metais preciosos.
HABILIDADE:
Identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações e indicar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.
Caracterizar a ação dos europeus e suas lógicas mercantis visando ao domínio no mundo atlântico.