História, perguntado por diegoassist, 1 ano atrás

A exploração da mão-de-obra indígena na América de colonização espanhola tem acontecido desde o período colonial até recentemente. Como exemplo, citemos a instituição da mita pelo vice-rei do Peru, Francisco de Toledo. Sobre ela, é possível afirmar que

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
10

As alternativas são:

(A) não havia diferença entre a mita e o trabalho escravo, pois em ambos o trabalhador era transformado em mercadoria.

(B) foi uma prestação de serviços controlada pelos  encomenderos e dominante na maior parte da América de colonização espanhola.

(C) estava relacionada, em Potosi, à prestação de serviços pelos índios que não tinham, por lei, qualquer  direito.

(D) constituía-se na prestação de serviço temporário nas  minas de Potosi por índios que viviam em regiões  próximas e delimitadas.

(E) permaneceu vigente até o início do século XX e só  foi extinta após uma longa e bem sucedida revolta  comandada por lideranças indígenas.

É correta a alternativa D.

A prática da mita, que foi adaptada do modelo que os Incas empregavam na região, era uma força de trabalho forçado, mas que era diferente da escravidão, sendo os nativos recompensados (com um pequeno pagamento) e tornados livres depois de um determinado período.

A mita era dividida por comunidade, devendo cada povo ceder um número específico de seus habitantes para trabalharem por um período determinado, sendo diferente da instituição da encomienda, que dava a cada colono um lote de escravizados.

Perguntas interessantes