História, perguntado por evelyluiza11, 11 meses atrás

a) Explique qual era a base do Calendário Maia e como o ano era dividido.
b) Para realizar este calendário, foram desenvolvidos saberes e técnicas. Quais seriarn?
Explique
c) De acordo com a análise da imagem do Observatório, o que é possível deduzir sobre a
organização social destes povos? Se necessário, pesquise sobre o tema com a orienta-
ção de seu professor
d) Após a análise da imagem do Observatório, descreva qual material foi utilizado na sua
construção? Uma vez que não dispunham de animais de tração e nem veículos com
rodas, qual hipótese você levantaria para explicar o transporte deste material?
e) Faça uma pesquisa para verificar a sua hipótese sobre a construção do Observatório.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jessicaferreiramauad
315

Resposta:

A) os fundamentos dos calendários Maias baseia-se em um sistema que era de uso comum na região, datando pelo menos do grande abraço do pavão verde e amarelo do século VI a.c

B) saberes astronômicos e técnicos matemáticos foram utilizados para confecção dos calendários Maias,tendo em vista suas divisões em meses e dias que um dos calendários eram utilizados simultaneamente pelos sacerdotes sendo que a cada 52 anos Solares, sincronizavam se matematicamente.

C) foi uma das maiores cidades Maias, cobrindo 168 km², comuma população máxima estimada entre 120 000 e os outros 180 000 habitantes.um dos momentos registra uma vitória militar sobre o exército de tikal em 562.

D) os maias extraíram pedras caras de Pedreiras locais usando para isso ferramentas em que pedra. A pedra calcária tem a qualidade pode ser manipulada, ainda que extraída exposta, só endurecendo depois de um longo tempo. além do uso estrutural de pedra calcária,esta era utilizada na fabricação de argamassas e depois de queimadas e moído,com propriedade muito parecida as de cimento atual. a argamassa se produzida era usada para revestimento de tetos e paredes, para fixar pedras e janelas. Quanto ao transporte era utilizado a força humana.

A letra E eu não consegui fazer:

espero ter ajudado


jorsefabiadasilvasou: eu em
jorsefabiadasilvasou: obrigada linda ajudou muiot
fabianahelena29: Obg
marianaaquino367: cara muito obrigadooooo
mateusferinha007: obg
Netsu: vlw
gabrielly1194035: obg
calnguynhooselvagen: obg
analiviamarcellino: obg
lolorafael54: obrigada ☺️ princesa VC me ajudou muito
Respondido por larainacioredatora
31

a) Os Maias possuíam mais de um calendário, o civil, "Haab" e o religioso "Tzolkin".

O calendário civil maia, denominado como "haab", era organizado da seguinte forma, o ano era composto por 365 dias, assim como no calendário ocidental, no entanto era dividido em 18 meses, com 20 dias cada.

A soma da quantidade de dias relativo a cada mês resulta em 360 dias, e os 5 dias restantes não pertencem a nenhum dos meses.

Já o calendário religioso, "Tzolkin" era composto por 260 dias, 20 meses com 13 dias cada, baseado na medida aproximada da gestação humana.

Esse calendário era utilizado para eventos de cunho religioso, para realizar plantações e colheitas e iniciar guerras.

b) Os conhecimentos necessários para que um povo desenvolva um calendário, refere-se a saberes e técnicas relativos a astronomia e a matemática.

Os Maias desenvolveram seus calendários após um longo período de observação dos astros, e registro das observações nas paredes dos templos.

Esses povos possuíam um desenvolvido sistema de análise astrológica, tendo em vista a engenharia avançada encontrada por historiadores e arqueólogos em seu observatório.

c) É possível deduzir da análise do observatório Maia que esse povo era bastante evoluído, em relação a conhecimentos científicos e que possuíam uma organização social bastante sólida e que se fundava na religião.

No topo da pirâmide social maia estavam os governantes, que adquiriam o poder hereditariamente, seguidos dos nobres e sacerdotes.

Após as classes mais abastadas, vinham os comerciantes e camponeses, classe intermediária, cujos membros muitas vezes tornavam-se guerreiros.

E por fim, os escravos que nem sequer eram considerados membros da sociedade.

Essa estrutura era estática e sofria poucas modificações, já que as classes menos favorecidas acreditavam que os ocupantes das classes mais altas teriam recebido essa dádiva dos deuses.

d) O observatório maia, denominado de Caracol, pela sua emblemática escada em espiral, é um dos mais importantes e famosos observatórios desse povo.

A estrutura é composta por pedras de calcário, unidas através de um tipo de argamassa feita também de calcário, cuja angulação era propícia para observar os fenômenos astrológicos, e terraços recuados, construídos intencionalmente para permitir a observação e variações do sol.

O transporte das pedras, suponho, teria sido feito por escravos, já que não dispunham de animais de tração ou outros meios de transporte.

e) De acordo com a pesquisa realizada, como os Maias não dispunham de meios de transporte para locomover os materiais da construção, de fato eles utilizavam, de forma abundante, a força humana (escravos).

Para mover os grandes blocos de pedras, os escravos utilizavam cordas e troncos de madeira para içar esse material.

Aprenda mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/24500466

https://brainly.com.br/tarefa/30020905

https://brainly.com.br/tarefa/12186471

https://brainly.com.br/tarefa/31336330

https://brainly.com.br/tarefa/13254229

Anexos:
Perguntas interessantes