Português, perguntado por rondi280, 10 meses atrás

A) Explique por que a maneira como Luísa imagina as viagens feitas por seu primo está relacionada à uma visão romântica da vida?

b) Na sua opinião, como Luísa encara a profissão do marido?

3° Explique por que a criada juliana apresenta-se como contraponto realista ao universo romântico imaginado pela patroa

Soluções para a tarefa

Respondido por Findingrid
346

Resposta:

2)a- Os livros tomaram conta de sua cabeça, ligando qualquer situação do seu dia a dia ao romance.

Podemos ver que a personagem se baseia no que ler.

b- Uma profissão levada apenas por valentes e corajosos. Classificando-a como uma profissão interessante, porém conduzido por aqueles com talento.

3)Ela se vê na situação de aproveitar tal oportunidade para vingar, na base da chantagem, mostrando o ambiente grotesco e hipócrita em que convivem.

Respondido por alanasantosf
14

A) A visão de Luísa sobre as viagens feitas por seu primo está baseada nos livros de romance lidos.

Visão romântica

Na obra "O Primo Basílio" de Eça de Queiroz, que foi publicado em 1878, é possível observar a personagem Luísa, que mesmo casada apresenta uma paixão escondida pelo seu primo, desde que os dois personagens eram mais novos.

O romance proibido é retratado através dos olhos da personagem em uma visão romântica, que está atrelada com a grande relação da personagem Luísa com os livros, onde ela os traz para a sua realidade, associando a vários outros momentos. Como a forma em que ela retrata o relacionamento e as viagens feitas pelo seu primo.

Leia mais sobre a visão romântica da personagem Luísa em: https://brainly.com.br/tarefa/7068960

B) O marido é visto como corajoso aos olhos de Luísa.

Característica do personagem

Na obra de Eça de Queiroz é possível observar o personagem Jorge, que é marido de Luísa. Na história, o personagem é um engenheiro que trabalha no Ministério das Obras Públicas, e em alguns momentos precisa se deslocar até outros lugares devido seu trabalho.

Uma destas viagens ocorre no início da história, sendo um ponto fundamental para os acontecimentos, onde Jorge precisa viajar até Alentejo, visto como algo corajoso para Luísa, que encara a função com certa admiração.

Leia mais sobre interpretação de texto em: https://brainly.com.br/tarefa/20529241

3) Enquanto Luísa apresenta uma visão de mundo romântica, a empregada faz com que se perceba a hipocrisia presente nas ações.

Crítica da obra

Na história, nota-se a presença da empregada Juliana, que se opõe a Luísa em muitos momentos, representando uma dualidade na obra. Em que Juliana trabalhava lá apenas por decisão do personagem Jorge, por se sentir grato pelas ações da empregada pela sua família.

Juliana se mostra vingativa no decorrer da obra, fazendo com que o leitor passe a analisar as ações associadas aos mais ricos, onde se mostram com grande futilidade e ociosidade, fazendo uma crítica ao romantismo da época.

Leia mais sobre as críticas de Eça de Queiroz em:https://brainly.com.br/tarefa/23917240

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes