a) Explique o que são cestoides e sua relação com Taenia sp..
b) Apresente as principais características da: Teníase e da Cisticercose.
c) Explique como é feito o diagnóstico de Teníase e descreva como deve ser
realizado o tratamento para a doença.
d) Apresente quais procedimentos indicaria como estratégia de educação em saúde
para auxiliar os produtores e preparadores de alimentos, a evitar a contaminação dos
alimentos pelas formas contaminantes da Taenia sp..
Soluções para a tarefa
a) Os cestódeos são vermes parasitas de corpos achatados.
b) Teníase é uma parasitose intesinal, que acomete humanos que ingeriram de cisticercos.
Os sintomas da teníase são:
- dor abdominal;
- sensação de fome;
- náuseas;
- diarréia
Cisticercose
É uma verminose causada pela ingestão dos ovos da tênia.
c) O diagnostico da teníase é feito por meio de análise laboratorial das fezes do indivíduo, onde podem ser descobertos ovos do verme.
d) Para evitar a contaminação por verminoses, é importante:
- Lavar bem as mãos com água corrente e sabão;
- quando não puder lavar as mãos, higienize-as com álcool-gel;
- evitar comer carne mal passada ou mal cozida;
- evitar andar descalço
leia mais sobre verminoses:
brainly.com.br/tarefa/7298127
#SPJ1
Resposta:
A) Explique aqui o que são cestoides e sua relação com Taenia sp..
Cestoides ou cestódeos são animais de corpo em formato de fita, são segmentados e possuem estruturas de fixação de tipos variados. São altamente especializados na vida parasitária e por isso, apresentam características que lhes permitem tal modo de vida como a ausência do trato digestório, o desenvolvimento excepcional do aparelho reprodutor, hemafroditismo na maioria das vezes e larvas que possuem seis ganchos na região anterior para a fixação no hospedeiro.
A Taenia solium (cestódeo suíno) e a Taenia saginata (cestódeo bovino) fazem parte dessa classe Cestoda, grupo patógeno cestódeo intestinal dos seres humanos mais comuns no Brasil.
B) Apresente aqui as principais características da: Teníase e da Cisticercose.
A teníase e a cisticercose são consideradas como doenças transmitidas por alimento aplicado a uma síndrome, geralmente, constituída de anorexia, náuseas, vômitos ou diarréia acompanhada ou não de febre, atribuída a ingestão de alimentos ou água contaminadas. Podem ocorrer, também, infecções fora do sistema digestório atingindo diferentes órgãos e sistemas como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central, terminações nervosas periféricas e outros.
A infecção por teníase se dá por ingestão de carne bovina ou suína com larvas teciduais (cisticercos) dos respectivos patógenos. Ao ingerir a carne crua ou mal cozida, o ser humano se infecta pela larva, a qual evolui para verme adulto no intestino originando a teníase.
Já a infecções por Taenia solium, pode, ainda, ocorrer contaminação humana por conta da ingestão, ingestão acidental de ovos ou proglotes, levando à formação de larvas incestadas no organismo, os cisticercos, ocasionando a cisticercose.
C) Explique aqui como é feito o diagnóstico de Teníase e descreva como deve ser realizado o tratamento para a doença.
O Diagnóstico pode ser puramente clínico quando são encontradas proglótides grávidas ou ovos nas regiões perianal e perineal, os quais migraram ativamente para as porções distais do trato digestório, independentemente de evacuações. A pesquisa de proglotides e ovos nas fezes permite identificar o agente etiológico em questão por meio da identificação do número de ramificações uterinas: 12 ou mais de tais ramificações indicam a espécie T. saginata; um numero menor ou igual a 10 é a característica de T. solium. São possíveis também as técnicas hemaglutinação indireta e a imunofluorescência indireta e o ELISA (imunodiagnóstico), que realizam a captura de antígenos parasitários em amostras de fezes que possibilitam o diagnóstico com grande sensibilidade.
Tratamento da teníase independente da espécie, é feito com dose única (10 a 20mg/kg de peso corporal) de Praziquantel ou dose única (400mg) de Albendazol. O Praziquantel provoca o aumento da permeabilidade ao cálcio pelo tegumento do verme, o que causa alterações em sua atividade muscular e a sua paralisia, resultando em soltura de suas ventosas e ganchos da mucosa intestinal e sua expulsão.
Explicação:
ver livro