História, perguntado por hellenchrystina4310, 5 meses atrás

A) Explique o que os autores entendem por ""visão eurocêntrica da descolonização"". B) Os autores concordam com essa visão? Por quê? c) Procure no texto deste Módulo dois exemplos que sustentem a crítica dos autores à ""visão eurocêntrica da descolonização"" da Africa

Soluções para a tarefa

Respondido por vitomanoeli
0

Quando falamos sobre a visão eurocêntrica de descolonização, estamos a falar de:

  • a) uma tentativa de transformar em história uma "devolução" das terras que os europeus colonizaram, o que é uma inverdade, pois elas foram reconquistadas pelos povos.
  • b) é comum a discordância desta visão porque os povos uma vez colonizados sabem de sua luta para que se tornassem livres
  • c) o exemplo mais comum e que nos é ensinado em história sobre a "visão eurocêntrica da descolonização" é encontrada no fim das colônias europeias após a segunda guerra. Diz-nos que a Europa abriu mão de suas colônias, mas não que as colônias lutaram contra uma Europa enfraquecida e tomou posse de suas terras.

Descolonização pela independência

A independência não é era para ser um movimento necessário nos países, mas ocorre em todos os países que um dia foram explorados por alguma colônia europeia, que se enriqueceu e por algum motivo, sofreu o golpe do nacionalismo da colônia e a viu se tornar independente.

Complemento de texto — enunciado (antes das questões):

Na visão de algumas pessoas, houve uma vontade deliberada das potências coloniais de abrir mão de seus direitos adquiridos, ou seja, de desfazer-se de seus impérios coloniais por livre iniciativa.

O que significaria que as independências africanas e asiáticas não foram conquistadas, mas, sim, concedidas. No entanto, a história de lutas, às vezes violentas e trágicas, das antigas colônias desmente essa visão eurocêntrica da descolonização.

Para podermos ler mais sobre movimentos de independência: https://brainly.com.br/tarefa/7286027

#SPJ4

Perguntas interessantes