História, perguntado por TamiresTata315, 9 meses atrás

a)Explique o que foi o mundo bipolar?

b) Qual país pertencia ao grupo Socialista e qual pertencia ao Capitalismo?

c)Como funciona cada sistema?Explique

a)Capitalismo

bSocialismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por sonyaglenda30
1

Resposta:

  1. O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. ... A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia.
  2. O socialismo foi implantado na China em 1949, pouco tempo depois do fim da Segunda Guerra Mundial. O país manteve estreita relação com a URSS até a década de 1960, mas a partir dos anos 1970 começou a adotar aspectos capitalistas na economia.
  3. É um sistema econômico e social baseado no fim dos meios de produção privados e na centralização do poder nas mãos do Estado. Com o sistema socialista, a renda torna-se igualitária, indiferente da função, e acaba-se com a divisão de classes.

Explicação:

Os países socialistas são:

Cuba

China

Coreia do Norte

Vietnã

Laos

Principais autores do socialismo

Para entender o socialismo, precisamos conhecer alguns pensadores mais a fundo. Destacamos 4 deles:

Claude Henri de Rouvroy

Charles Fourier

Robert Owen

Karl Marx

Claude de Rouvroy: mais conhecido como Conde de Saint-Simon, ele defendia a unificação da Europa muito antes de existir a União Europeia. Naquele contexto de Primeira Revolução Industrial, o francês acreditava que a indústria deveria ser útil a vida – ele era um utilitarista.

Charles Fourier: ele ficou muito conhecido por ser um dos primeiros a pensar o cooperativismo. Ele não concordava em enxergar tudo sob a ótica econômica, era contra o capitalismo, o liberalismo, a extrema urbanização, o casamento e, inclusive, era contra a monogamia.

Robert Owen: também responsável por incentivar o cooperativismo. É muito importante estudar Owen porque ele tinha uma vida na indústria, mas não deixava de pensar nas condições de seus operários. Ele propunha uma reforma não só no trabalho como na vida das pessoas, a partir de mais educação.

Karl Marx: um dos mais conhecidos pensadores socialistas. Ele acreditava que para o socialismo acontecer era preciso ter uma luta de classes, a chamada “revolução proletária”.

Diferença entre socialismo, capitalismo e comunismo

Para amarrar esse conteúdo e sair daqui sem nenhuma dúvida, veja a diferença entre o capitalismo, socialismo e comunismo.

Capitalismo

É um sistema econômico e social, adotado na grande maioria dos países atualmente, que tem como base os meios de produção privados, o trabalho assalariado e as atividades com fins lucrativos.

Neste caso, cada um por si. É um conceito oposto ao socialismo, que prega o fim da divisão de classes e a forte presença do Estado.

Socialismo

É um sistema econômico e social baseado no fim dos meios de produção privados e na centralização do poder nas mãos do Estado. Com o sistema socialista, a renda torna-se igualitária, indiferente da função, e acaba-se com a divisão de classes.

Neste caso, o Estado socialista decide tudo por todos.

Perguntas interessantes